terça-feira, abril 19, 2011

Mais um caso de policial civil novato é notícia, fazendo cagada? foi em Umuarama

Um inquérito policial deverá dizer se o estagiário Aparecido Guilherme da Rosa Junior agiu em legítima defesa ou se cometeu um crime ao balear Wesley Alves Pereira Camargo, 20, em uma festa na madrugada de sábado (15).

Guilherme que presta serviços na 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP) estava na companhia de um amigo em seu horário de folga, quando uma confusão generalizada se formou no local. Provocado, o policial reagiu e com sua arma particular desferiu dois tiros contra o jovem, que foi socorrido e encontra-se internado em um hospital da cidade. Diante ao fato, o policial e testemunhas apresentaram versões diferentes à polícia.

A festa acontecia numa chácara na Estrada Bonfim quando por volta das 2h os disparos foram registrados. Em seu depoimento, Guilherme informou ter ido ao local na companhia de um funcionário do Fórum de Umuarama, quando este começou a ser ameaçado por um conhecido. “Segundo o policial, na festa havia um grupo de pessoas que sabiam que seu amigo era funcionário da Justiça e começaram a ameaçá-lo", informou o superintendente da 7ª SDP, Milton Carlos Cinque.

Ainda de acordo com a versão do policial, Wesley – um dos jovens do grupo – foi em sua direção, tomou um capacete nas mãos e golpeou-lhe na cabeça. "Ele nos contou que o Wesley pegou esse capacete em cima da cabine de um carro e desferiu contra sua cabeça. Na segunda tentativa de golpeá-lo, Guilherme sacou sua arma particular, uma pistola 380, se identificou como policial, e disparou duas vezes. Um dos disparos acertou o braço e outro o abdômen", informa o superintendente.

Na tentativa de se defender, o jovem atingido se escondeu no meio de alguns carros. Guilherme ainda informou ter acionado o Corpo de Bombeiros para o socorro e a Polícia Militar. "O jovem foi socorrido e encaminhado ao hospital de plantão. Durante a madrugada ele passou por uma cirurgia e a última informação que tivemos era de que ele encontrava-se internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, diz Cinque.

Encaminhado à 7ª SDP, Guilherme e algumas testemunhas foram ouvidos e os primeiros procedimentos do caso foram tomados. "O delegado-chefe, Pedro Fontana determinou o afastamento imediato do policial. Em seguida o fato foi comunicado a Corregedoria da Polícia Civil, ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e um inquérito policial e administrativo foi instaurado para apurar o que realmente aconteceu", informou.

Outro Lado

A versão do policial, no entanto, é contestada pela família do jovem baleado. "A família e os amigos do jovem também foram ouvidos por nós. Segundo eles, o Guilherme chegou à festa embriagado e começou abordar o pessoal desse grupo indiscriminadamente. Segundo eles, o policial começou a encarar o Wesley e atirou sem motivo nenhum", informou.

Segundo Cinque, o boletim de ocorrência sobre o fato foi lavrado e todos os envolvidos serão ouvidos a partir de amanhã (18). "Ele [o policial] já está afastado e vai aguardar a conclusão do inquérito para retomar suas atividades. Como são duas versões totalmente diferentes para o mesmo fato, só ao final das investigações com o julgamento do caso vamos saber o que realmente aconteceu”.
Um delegado deve ser designado pela Corregedoria da Polícia Civil para investigar o caso. “É a palavra contra apalavra e isso dificulta um pouco as investigações. Só uma investigação bem feita vai chegar até a verdade dos fatos", conclui Cinque.

Leia matéria relacionada abaixo:

Policial civil "novato" atira em carro com 4 mulheres em Foz do Iguaçu
http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/04/policial-civil-novato-atira-em-carro.html

5 comentários:

João disse...

Fazendo cagada? Já julgou o caso então sem saber qq houve? Típico da mídia brasileira culpar sempre o policial...

Anônimo disse...

Kd o policial?

Anônimo disse...

Negão diz...
Venho para informar que o Weslei faleceu hoje as 10:45 da manhã...
Essa é mais uma prova do mundo safado e injusto que estamos vivendo mais não podemos deixar que seja so mais um nas estatisticas meu luto ae pra famila e todos os amigos...

Anônimo disse...

Concordo com vc João! Não podemos fazer pré-julgamentos, não sabemos oq realmente aconteceu, e sempre a culpa é da polícia... "Só quem pode julgar antecipadamente é Deus!"

Anônimo disse...

Sempre quem morre e gente boa!! Isto e incrivel!!
Todos sabem que esse tal de Weslei nao era flor que se cheire, agora o policial que e crucificado pela midia!! Muito profissional a midia brasileira, quando um policial morre ninguem fala nada, mas quando morre um desses... Direitos humanos pra eles!!

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul