quarta-feira, abril 20, 2011

Alvaro Dias e Gleisi trocam farpas em Brasília


Virou costume: os paranaenses Alvaro Dias (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) voltaram a se estranhar agora há pouco no plenário do Senado.




Alvaro X Gleisi

Tudo começou quando o tucano usou a tribuna para comentar uma reportagem da revista Veja sobre os bastidores da indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça César Asfor Rocha para o Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o texto, Asfor Rocha teria sido preterido pelo ex-presidente Lula por estar envolvido em uma suposta denúncia de suborno.
Alvaro carregou nas tintas e falou que o Senado não poderia “ignorar um fato de tal gravidade”. Logo depois, foi interrompido pelos colegas Pedro Taques (PDT-MT) e, posteriormente, por Gleisi.
Alvaro se destemperou quando a petista disse que uma das suas maiores atribuições era “ler reportagens” e ironizou as tentativas da senadora de repassar “ensinamentos sábios” aos colegas.

Veja a íntegra da discussão:


Gleisi - Estou chegando à conclusão aqui, Senador Alvaro Dias, que uma das suas maiores atividades como Senador é ler os jornais e as revistas deste País, porque toda semana V.Exª vem a este plenário, sobe à tribuna...

Alvaro – Também isso.

Gleisi -...ou está nesta Bancada e sempre fala sobre uma reportagem. As suas denúncias bombásticas são baseadas nas reportagens a que o senhor se refere.

Alvaro – Não estou fazendo denúncia alguma, Senadora.

Gleisi – Sim.

Alvaro – V.Exª deve respeitar o seu interlocutor.

Gleisi – Eu estou respeitando.

Alvaro - V.Exª não venha com a pretensão de diminuir quem faz oposição nesta Casa com decência e com dignidade. Se V.Exª quer apartear, o faça, mas com o necessário respeito.

Gleisi - Eu estou fazendo com respeito. Se não respeitasse, não faria o aparte.

Alvaro – A voz de V.Exª é delicada, mas o teor que expõe através... Se V. Exª quiser apartear com respeito, V. Exª terá o aparte.

Gleisi - Estou aparteando e com muito respeito. Quero dizer a V. Exª que tudo o que o Senhor fez aqui, desde que iniciou a sua fala, foi um juízo de valores. V. Exª começou julgando o Presidente Lula, fazendo ilações sobre uma matéria que disse, que alguém disse, que outro disse. Não há qualquer prova no material que V. Exª leu. Por diversas vezes, V. Exª se dirige a este Plenário, a esta tribuna, para fazer denúncias sem provas concretas. V. Exª está lidando com a vida e com a honra das pessoas. Peço a V. Exª que tenha mais responsabilidade quanto a isso e o faça com muito respeito. V. Exª pare realmente de ter juízo de valores.

Alvaro – Quero agradecer aos ensinamentos sábios da Senadora Gleisi. Ela vem ao Senado para aconselhar os seus Colegas Senadores. Quero dizer que dispenso os seus conselhos. Obviamente, todos que estão prestando atenção na minha fala estão verificando que estou tendo o cuidado de repetir até que não estou fazendo juízo de valor. Agora, para ela, faço juízo de valor. É um problema dela. Não faço juízo de valor; apenas relato um fato que é público, notório, da responsabilidade das autoridades públicas deste País, que não pode ser ignorado não só pela Oposição, mas pela instituição Senado Federal. Aqui, Ministros são sabatinados. Temos a responsabilidade, sim, de esclarecer denúncias.

Via Conexão Brasília

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul