terça-feira, abril 26, 2011

Vacinação contra gripe começou ontem

Todos os postos de Laranjeiras abrirão as portas no dia 30 para atender exclusivamente o público-alvo da campanha

A partir de segunda-feira (ontem), idosos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade, além de trabalhadores da saúde, indígenas e gestantes, devem se vacinar contra a gripe. Neste ano, a dose imunizará contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul. Entre eles, o da gripe H1N1, que no ano passado teve vacinação separada.

A campanha vai ser realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio, sendo que o dia D é sábado, 30, quando todas as unidades de saúde de Laranjeiras do Sul estarão abertas exclusivamente para a imunização das pessoas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é vacinar 80% do público-alvo da campanha, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS). A meta nacional é atingir de 24 a 30 milhões de pessoas em todo o país.

Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm de receber duas (a segunda 30 dias após a primeira). A campanha, que desde 1999 tinha como foco os idosos e indígenas, ampliou neste ano sua abrangência para outras faixas vulneráveis da população.

Das internações por influenza e pneumonias em 2009, 24% foram de maiores de 60 anos de idade, e 19% de menores de dois anos. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia a ovo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul