sábado, abril 09, 2011

Kassab anuncia a fundação política do seu PSD no Paraná

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) anunciou, na noite desta sexta-feira, em Curitiba, a “fundação política” do Partido Social Democrático (PSD) no Paraná. A fundação oficial do partido acontecerá em Brasília, na próxima quarta-feira, com a entrega da ata com as assinaturas necessárias e o nome dos fundadores à Justiça Eleitoral.

No Paraná, o partido já nasce, com pelo menos três membros: o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM), que coordenará a formação do partido, o deputado estadual Ney Leprevost (PP), que disse estar 95% decidido a trocar de partido, e o ex-deputado federal Alceni Guerra (DEM).

“O PSD nasce no Paraná com muita qualidade, membros muito respeitados, com gente jovem, credenciado a ocupar um espaço muito importante na vida pública do Paraná”, disse Kassab. “O importante é que fizemos a opção de não nascer no papel, e sim nascer politicamente, com autenticidade, por isso nos estruturamos, viajando o país, angariando lideranças para fundar o partido politicamente”, acrescentou, informando que entre os fundadores do partido estarão “o governador Omar Azis (PMN), do Amazonas, os senadores Petecão (Sérgio – PMN) do Acre e a Kátia Abreu (DEM), do Tocantins, os vice-governadores de SP, da BA, do RN, da PB, deputados federais expressivos do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro”.

Apesar de admitir que a ideia de fundar um partido surgiu após não conseguir uma janela legal para deixar o DEM sem ser enquadrado na fidelidade partidária e de reconhecer que, a cinco dias de sua fundação, o partido ainda não tem um programa definido, Kassab negou que o PSD esteja nascendo para resolver um problema pessoal.

“Não, de maneira alguma. Esse partido se consolidou por conta da identidade de uma série de lideranças políticas brasileiras, e eu sou apenas uma delas, que acabaram se integrando e definindo a formação de um partido com o perfil de seus integrantes”, respondeu quando indagado por O Estado.

Kassab disse que o novo partido não será nem de oposição nem de situação em relação ao governo federal avisou que será uma legenda que “irá procurar criar condições de desenvolvimento, sempre defendendo a economia de mercado, mas com uma visão muito profunda da importância do envolvimento do estado em questões sociais como saúde e educação. Um partido que vai, com muita intensidade, defender a manutenção da liberdade individual”.

Nomes

Além de Sciarra, Guerra e Leprevost, o PSD conversa com vários outros nomes no Paraná. O deputado estadual Stephanes Júnior, que esteve na reunião desta noite “apenas como amigo do Kassab”, é um dos mais próximos a aderir ao novo partido, “mas meu primeiro objetivo é presidir o PMDB de Curitiba”. Seu pai, Reinhold Stephanhes (PMDB), o ex-deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) e o quarteto do PPS, Marcelo Rangel, Sandro Alex, Cesar Silvestri e Silvestri Filho também forma convidados.

O ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) foi chamado pessoalmente por Kassab para ser o candidato do novo partido à Prefeitura de Curitiba. “É um grande quadro, ele sabe que será muito bem vindo se fizer essa opção, já fiz o convite pessoalmente a ele e, a partir de agora quem conduz essa conversa é o deputado Eduardo Sciarra”, disse o prefeito de São Paulo. Kassab espera ainda atrair cerca de 50 prefeitos paranaenses para a nova legenda.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul