segunda-feira, abril 18, 2011

Prefeitura de Laranjeiras do Sul inaugura a nova sede do Conselho Tutelar

O Governo Municipal inaugurou nesta sexta-feira, 15, a nova sede do Conselho Tutelar de Laranjeiras do Sul. A partir desta data, o órgão passa a atender à população no Bairro São Francisco, onde está localizado o prédio público que foi reformado pela prefeitura e repassado ao órgão responsável em zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

O espaço estava subutilizado, por isso o prefeito Berto Silva autorizou uma ampla reforma e pintura - parte da mobília também foi cedida pelo Governo Municipal. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, no entanto, atua em consonância com a Vara da Infância e Juventude e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O órgão, que até então funcionava em espaço inadequado para o atendimento ao público, é constituído de cinco conselheiros eleitos pelo voto popular. A presidente do Conselho Tutelar, Marilda de Abreu Araújo, foi a primeira a discursar na cerimônia de inauguração da obra. Em poucas palavras, ela se limitou a agradecer ao prefeito Berto Silva pelo apoio e a dizer que poucos municípios têm uma estrutura como aquela.

O presidente do CMDCA, Márcio Alexandre de Souza, seguiu a mesma linha. Último a discursar, o prefeito Berto Silva relembrou que o prédio que estava sendo repassado ao Conselho foi construído com a sua ajuda, numa época em que ele não era prefeito. “Eu trabalhava na rádio Educadora, e com o deputado [Valdir] Rossoni viabilizamos esse prédio para a comunidade. Naquela época a administração pública era inerte”, declarou.

Berto Silva também abordou um tema polêmica, a pedofilia, e arrancou aplausos do público. “Nós precisamos combater isso. Tem muita gente da sociedade, gente que se vê no direito de criticar tudo, seduzindo meninas de 12, 13 anos. O cidadão desfila com a esposa para a sociedade e na surdina sai com adolescentes. Isso é inadmissível”, desabafou.

Os representantes do Poder Judiciário no ato seriam a promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Fernanda Bohn, e o juiz de Direito, Bernardo Fazolo Ferreira. Entretanto, compromissos de ordem profissional os impediram de comparecer.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul