domingo, abril 17, 2011

Beto Richa assume presidência do PSDB no Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) foi aclamando, neste domingo, presidente estadual do PSDB. Ele substitui o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni que, após dois mandatos, não podia mais ser reeleito, mas ocupará a vice-presidência da legenda. A nova Executiva Estadual do Partido tem ainda o deputado federal Alfredo Kaefer como segundo vice-presidente, o deputado estadual Ademar Traiano, como secretário-geral, o vereador João Cláudio Derosso, como secretário executivo, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, como tesoureiro, e o deputado Francisco Bührer como líder de bancada.

A nova Executiva terá a missão de preparar o partido para as eleições municipais de 2012, a primeira depois que o PSDB assumiu o poder no Estado, o que gera a expectativa de multiplicar o número de prefeitos e vereadores eleitos. Mas o novo comando do PSDB estadual já tem um impasse a resolver logo de cara: a situação do diretório municipal de Curitiba e a definição do candidato a prefeito da capital.

Com a convenção que seria realizada no dia 20 de março cancelada, o PSDB de Curitiba está sob o comando do diretório estadual provisoriamente e os novos dirigentes do partido decidirão sobre a nomeação de uma comissão provisória e com quais nomes. Decisão que implicará diretamente na definição da posição do partido quanto a eleição municipal, já que a convenção de Curitiba foi cancelada por conta do impasse entre os grupos que defendem a candidatura própria de Gustavo Fruet e os que querem a manutenção da aliança com o prefeito Luciano Ducci (PSB), comandados pelo ex-preisdente municipal da legenda João Cláudio Derosso.

“O PSDB, agora, é poder, tem que crescer, tem que se consolidar em todos os municípios e, para isso, tem que ter candidato a prefeito. Por isso que não teve convenções em alguns municípios. Porque o partido pode sim ser comandando por quem já o presidia, mas não pode ser propriedade particular”, declarou Rossoni.

Mesmo recusando o convite para ser secretário-geral do partido, Gustavo Fruet participou da convenção e foi convidado a discursar. Aproveitou o momento para se declarar pré-candidato à prefeitura. “Deixo de participar do governo e da Executiva estadual para ser o pré-candidato do PSDB à prefeitura de Curitiba”, declarou, para depois cobrar uma definição do partido. “Não podemos construir projetos se não tivermos uma definição”. O prefeito Luciano Ducci também participou da convenção.

Beto Richa tentou amenizar o clima de disputa. “Vou trabalhar pelo consenso. A aspiração dos dois é legítima. Um vai para a reeleição, o outro tem votações fantásticas em Curitiba. Como os dois são do meu grupo, vou trabalhar para um entendimento até o último momento. Se não for possível, depois decidiremos o que fazer”, declarou. “Se cada um ceder um pouquinho, nós daremos dois passos à frente”, concluiu.

Via Parana online

Um comentário:

Anônimo disse...

nao fazem 35 % dos prefeitos do Paraná no ano que vem, pode apostar

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul