domingo, abril 10, 2011

Afetados pelas chuvas podem chegar a 20 mil pessoas em Fazenda Rio Grande

Um balanço preliminar realizado pela Defesa Civil aponta que o número de pessoas afetadas pelas chuvas ocorridas neste sábado (9), em Fazenda Rio Grande, região metropolitana, pode chegar a 20 mil. Segundo o Corpo de Bombeiros, dezenas de residências foram destelhadas naquele município, principalmente nos bairros Nações e Gralha Azul. São José dos Pinhais, também na região metropolitana, é outra cidade que foi bastante atingida.

De acordo com o capitão Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil, equipes vão passar a noite cadastrando as famílias afetadas e fazendo o atendimento de emergência, com a distribuição de lonas. “Os focos principais realmente são Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, onde os estragos foram maiores”, disse o capitão.

A Defesa Civil, no entanto, ainda não tem números precisos sobre o total de residências atingidas pelas chuvas. Não há estimativas de quantas pessoas foram afetadas em São José dos Pinhais. No domingo (10), a Defesa Civil deve divulgar um balanço sobre as ocorrências.

Estragos

Em Fazenda Rio Grande, as tempestades ocorreram no início da tarde, com maior força por volta das 14 horas. Por volta das 16 horas, o Corpo de Bombeiros tinha recebido o chamado de mais de 50 ocorrências no município. No bairro Nações, residências de mais de 17 ruas haviam sofrido avarias. No Gralha Azul, casas de pelo menos seis ruas tiveram estragos. Em alguns imóveis, as pedras de granizo perfuraram os telhados em diversos pontos. Outras casas sofreram destelhamento total.

É o caso da residência de Dulce Aparecida de Oliveira Silva, na Rua La Paz, bairro Nações. Segundo ela, a região foi atingida por uma tempestade que durou cerca de 40 minutos. A casa, que tem quatro cômodos e 70 metros quadrados, foi completamente destelhada. “Eram pedras enormes, do tamanho de um palmo. Não sobrou nada do telhado. Estamos perdidos”, disse.

Com os estragos, móveis e eletrodomésticos foram levados para a casa de vizinhos. Até as 16h15, a família não tinha recebido nenhum tipo de socorro por parte de órgãos oficiais, como Bombeiros ou Defesa Civil. “A gente ainda não sabe onde vai passar a noite”, disse Dulce.

No início da noite, as famílias tentavam cobrir os imóveis com lona. Os vizinhos cujas casas não sofreram avarias com a tempestade tentavam ajudar as pessoas que tiveram a residência destelhada. Moradores afirmam que vão passar a noite trabalhando para reparar os estragos.

Pelo twitter, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que uma tempestade de granizo também atingiu São José dos Pinhais, principalmente no bairro Borda do Campo, onde houve registro de destelhamentos. Os Bombeiros receberam chamados para atender ocorrências nos bairros Nemari 3, Jardim Santana e Jardim Jurema. Em Campo Largo, houve destelhamentos no bairro Guarani.

Os motoristas que saíam de Curitiba pela BR-227 por volta das 16h30 foram surpreendidos por uma forte pancada de chuva. A internauta Melissa Potamianos de Souza conta que viajava com o marido e duas filhas quando um temporal com granizo começou. Ela disse que os veículos diminuíram a velocidade e passaram a trafegar com o pisca-alerta ligado. “Nós pegamos uma marginal e estacionamos o carro, porque estava impossível enxergar e a pista estava lisa. Galhos caíam das árvores. Foi assustador”, relatou. De acordo com Melissa, as pedras de gelo causaram avarias no capô e no teto do carro. “Vamos ter que refazer praticamente toda a lataria”, contou.

Em Almirante Tamandaré, um barranco desabou, no bairro Jardim Roma e colocou uma residência em risco. Segundo o capitão Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil, a família foi removida do local para a casa de parentes. Apesar do deslizamento, a casa não foi afetada.

Frente fria

De acordo com o Instutito Simepar, a chuva começou no fim da manhã e atinge, principalmente, a região sul da capital e os municípios de Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária e Almirante Tamandaré. O meteorologista Lizandro Jacobson explica que o fenômeno é consequência de uma frente fria que passa pela região.

Houve registro de tempestades de granizo em Curitiba, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais. Segundo o Simepar, na capital as chuvas mais consistentes ocorreram no Jardim das Américas. Jacobson aponta que as tempestades ocorrerem em pancadas fortes, mas de curta duração. A previsão é de que continue a chover durante a noite. No domingo, as chuvas devem ocorrer, mas em menor intensidade, segundo o Simepar.

Mais informações em breve

Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul