segunda-feira, junho 26, 2017

Laranjeiras do Sul:Revogação da Lei de combate a incêndios poderá prejudicar funcionamento do Corpo de Bombeiros


Laranjeiras do Sul

Vereadores protocolaram uma indicação para revogação da taxa de “Combate à Incêndios”, que foi aprovada pela maioria dos legisladores desta casa de leis, no final de 2016, Lei Municipal 063/2016, onde é previsto a arrecadação de uma taxa que serve para o reequipamento do Corpo de Bombeiros e ações de Defesa Civil.


Foto CMLS

Na época houve discussão sobre o tema, que contou com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros responsável pela, região Major Sanches e do Comandante do Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul Tenente Edimar, os quais expuseram a importância e a constitucionalidade da lei.

Supremo Tribunal Federal

Em uma decisão na Suprema Corte, houve um entendimento de que as leis de Combate a Incêndio não podem ser cobradas, e que este serviço deve ser totalmente custeado pelo estado, mas esta decisão ainda não é uma decisão final, ainda cabem recursos.

Taxa de Combate a Incêndio ou Taxa de Proteção à Desastres?

Na página da Câmara de Vereadores vemos a escrita como “taxa de combate a incêndios”, mas segundo uma pesquisa realizada por este blog está taxa que era INCONSTITUCIONAL foi revogada e no lugar foi implanta a “taxa de Proteção a Desastres”, que ao que parece É CONSTITUCIONAL, e pode ser utilizada.

Cidades Vizinhas

Este jornalista verificou outras cidades que possuem tais leis em funcionamento, e posso dizer que a qualidade e quantidade de materiais disponível para o atendimento do Corpo de Bombeiros e muito superior do que temos em nossa cidade, e com uma peculiaridade importantíssima, os materiais, equipamento e veículos adquiridos por este fundo NÃO PODEM ser levados para outros municípios, e caso sejam enviados cabe processo judicial contra o comandante da cidade. Podemos citar como exemplo Cascavel que possui uma taxa que inclusive leva o mesmo nome que a taxa de Laranjeiras do Sul, e Guarapuava que é chamada de Taxa de Combate à Incêndios, e ambas as cidades possuem equipamentos e viaturas novas e modernas.

Ambulância Estragada


Houve nos últimos uma grande comoção por parte do Prefeito Berto Silva e da sociedade em um caso onde uma vitima entrou em óbito e ambulância do Bombeiro foi acionada mas não compareceu, mas a Secretaria de Saúde foi acionada e esteve no local, e em meio aos posts na rede social, foi exposto que a Ambulância do Corpo do Bombeiros está estragada a algum tempo (foto acima), e por isso não pode fazer o atendimento. Ficam algumas perguntas, esta ambulância pode ser consertada com o dinheiro arrecadado com esta taxa? Essa taxa já possui algum valor em caixa?
Se esta difícil com a possibilidade da taxa, imagine como será nosso atendimento sem a taxa.

Não me refiro aos homens do bombeiros que dedicam suas vidas à salvar a vida dos outros, mas ao materiais por vezes precários que estes tem que trabalhar!

E algumas perguntas aos senhores vereadores

Se esta taxa aprovada ao final de 2016, e se, de fato constitucional ? Por que revogar?

Se a taxa for cancelada não será prejudicial aos munícipes? Como serão os atendimento emergências?

Corpo de Bombeiros

Este Blog procurou o Corpo de Bombeiros, que informou que até o presente momento não foi oficialmente informado, e que portanto não pode declarar nada sobre o assunto.

Leia abaixo matérias relacionadas

Vereadores solicitam revogação de lei sobre a Taxa de Combate a Incêndio http://www.cmls.pr.gov.br/exibenoticia.php?url=vereadores-solicitam-revogacao-de-lei-sobre-a-taxa-de-combate-a-incendio

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE