Estive em Guarapuava na entrega do Hospice e da Casa de Apoio do Hospital São Vicente de Paulo.
sábado, junho 27, 2026
Gleisi Hoffmann em Guarapuava na entrega do Hospice e da Casa de Apoio do Hospital São Vicente de Paulo.
CazéTV quebra hegemonia histórica da Globo e fatura cerca de R$ 2 bilhões com a Copa de 2026.
CazéTV quebra hegemonia histórica da Globo e fatura cerca de R$ 2 bilhões com a Copa de 2026.
Dia histórico para o ensino superior e para o futuro do Paraná!
Dia histórico para o ensino superior e para o futuro do Paraná!
Grave acidente entre Gol e Vectra na PR 158 em Marquinho
Colisão frontal
Auto x auto PR 158 sentido Marquinho
Veículo vw gol somente motorista
Vectra casal e uma criança vítima do VW gol 24 anos situação preso nas ferragens estado grave socorristas em RCP
SAMU e Bombeiros prestaram atendimento encaminhados vitmas para casa hospitalar
Imagens Corpo de Bombeiros
Em Cascavel, no lançamento do projeto MAIS ENEM, uma parceria da Itaipu do Governo Lula, do Parquetec e da AMOP, que vai preparar gratuitamente os estudantes da rede pública do Oeste e Sudoeste do Paraná para o vestibular.
Em Cascavel, no lançamento do projeto MAIS ENEM, uma parceria da Itaipu do Governo Lula, do Parquetec e da AMOP, que vai preparar gratuitamente os estudantes da rede pública do Oeste e Sudoeste do Paraná para o vestibular.
Curitiba - Populares ouviram gritos de socorro e o corpo de uma mulher caiu do décimo-oitavo andar.
sexta-feira, junho 26, 2026
PCPR prende homem condenado a 12 anos por homicídio qualificado em Laranjeiras do Sul
PCPR prende homem condenado a 12 anos por homicídio qualificado em Laranjeiras do Sul
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio dos agentes de polícia judiciária da 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, cumpriu um mandado de prisão definitiva na manhã desta sexta-feira (26). A ação policial ocorreu por volta das 11h, em uma propriedade rural localizada no município.
O mandado judicial de prisão definitiva, decorrente de condenação transitada em julgado, foi expedido pelo Juízo Único de Cantagalo. O homem, de 37 anos, foi sentenciado pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, conforme a tipificação do artigo 121, § 2º, inciso II, do Código Penal.
O indivíduo possui uma pena restante de 12 anos de reclusão, que deverá ser cumprida integralmente em regime fechado. Após a formalização e o fiel cumprimento da ordem judicial na unidade policial, o homem foi devidamente recolhido e encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.
PCPR: Atuando com firmeza e legalidade
APOSTAS QUE O ESTAGIARIO NAO TERMINA SEU MANDATO DE SONHOS EM LARANJEIRAS DO SUL
SONHO VIROU PESADELO PARA OS LARANJEIRENSES
No momento em que abrirem a caixa preta da licitação das publicidades, será mais um duro golpe nessa terrível administração que já é considerada a pior da história de Laranjeiras do Sul. Quando o povo souber a quantia que foi gasta e quem recebeu, principalmente os componentes do escritório do ódio, a coisa vai ficar feia.
BOBOCA E BOBAO
Vamos ver a cara do Boboca e Bobão e outros que recebem um fique quieto para não praticar a imprensa de verdade, quando o povo souber a sangria que estão fazendo nos cofres municipais para manter um pouco de credibilidade da atual desadministração e desgoverno JAISON E BICO E ALIADOS
E a grande fraude que é essa administração, que vive só de notícias de intenções” na mídia e nada de prático ou realmente visível e concreto, a aposta de que o estagiário não termina o seu mandato de sonhos, cresce bastante. E vc, caro leitor, acha que ele termina o mandato ? Será que essa briga acirrada para ser o novo presidente da Câmara tem algo a ver com a possibilidade de assumir a Prefeitura?
Deputado Arilson classifica como abusivo reajuste de 20% na conta de luz e defende reestatização da Copel
Deputado Arilson classifica como abusivo reajuste de 20% na conta de luz e defende reestatização da Copel
O reajuste de 20,51% na tarifa de energia elétrica, anunciado na última quarta-feira (24), reacendeu o debate sobre os efeitos da privatização da Copel. Líder da Oposição na Assembleia Legislativa e presidente estadual do PT, o deputado Arilson Chiorato classifica o aumento como abusivo e reforça importância da campanha para recompra da Copel.
“Desde quando o Governo Ratinho Jr. anunciou a intenção de privatizar a Copel já alertávamos que um dos efeitos seria o aumento na conta de luz e precarização dos serviços. Esse acréscimo é vergonhoso, um assalto ao povo paranaense. Por isso, a Copel precisa voltar a ser dos paranaenses, e não do mercado financeiro", defende.
O deputado Arilson argumenta que o reajuste não encontra respaldo nos custos de produção da energia. “Relatórios da própria Copel apontam redução de aproximadamente 1% no custo de geração no último ano, mas a tarifa teve nesta semana uma alta superior a 20%. Os números deixam claro a mudança de lógica na gestão da Copel após a privatização, ou seja, o foco passou a ser o lucro que vai para o bolso dos acionistas”, critica.
Na avaliação do líder da Oposição, enquanto consumidores enfrentam contas mais caras, os acionistas registram lucros bilionários. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Copel apurou lucro líquido de R$ 694 milhões, alta de 4,4% em relação ao mesmo período anterior. Em dezembro de 2025, o Conselho de Administração aprovou a distribuição de R$ 1,35 bilhão em dividendos.
Além do aumento das tarifas, o deputado Arilson comenta que a qualidade do serviço também se deteriorou após a privatização. “Em todo município que eu visito, recebo reclamações sobre o serviço da Copel, que vai desde queda de energia frequente, demora no restabelecimento da energia a falhas na manutenção da rede. Ou seja, a qualidade do serviço caiu, mas o preço subiu”, expõe.
O parlamentar cita como exemplo da deterioração do serviço o caso registrado em Tupãssi, no Oeste do Paraná, onde uma interrupção no fornecimento de energia provocou a morte de aproximadamente 1,1 milhão de peixes após a paralisação dos sistemas de aeração. Situações semelhantes, segundo ele, têm causado prejuízos recorrentes a produtores rurais, granjas, propriedades leiteiras e pequenos empreendedores em diferentes regiões do estado.
Para o deputado Arilson, o principal problema é que o consumidor permanece sem alternativa de escolha. "É um monopólio. Quem mora no Paraná não pode contratar outra empresa para fornecer energia. Quando a Copel deixou de ser pública, passou a mirar exclusivamente o lucro, independentemente das dificuldades enfrentadas pela população", afirmou.
RECOMPRA DA COPEL - Diante desse cenário, o deputado Arilson volta a ressaltar a importância da campanha "É Nossa Energia: Copel dos Paranaenses", que pretende reunir ao menos 90 mil assinaturas para protocolar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que autorizará a reestatização da companhia.
“A Copel deve voltar a ser do povo do Paraná. Precisamos acabar com essa lógica em que a população paga mais caro para aumentar os ganhos dos acionistas", ressalta.
Na avaliação do deputado Arilson, a alta na conta de luz representa o custo direto de uma decisão política tomada pelo governo Ratinho Junior, cujos impactos já são sentidos por famílias, produtores rurais, comerciantes, hospitais e empresas em todo o Paraná.
Serviço:
Para assinar o abaixo-assinado pela recompra da Copel, uma iniciativa do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná, acesse: www.nossaenergia.com
LARANJEIRAS DO SUL NAO E PARA AMADORES, MUITO MENOS PARA ESTAGIARIO DO VIOLA... SEM ARTICULACAO POLITICA OS 100 MILHÕES QUE VIRARAM EM 48 EM PROTOCOLOS.. PENDENTES .....
OS 100 MILHÕES QUE VIRARAM R$ 48 EM PROTOCOLOS: QUEM ESTÁ MENTINDO???
Enquanto a população discute buracos nas ruas, iluminação pública, estradas rurais, vagas em creches e geração de empregos, uma pergunta precisa ser feita: quem está acompanhando os quase R$ 48 milhões em protocolos cadastrados em nome de Laranjeiras do Sul junto ao Governo do Estado?
Os documentos públicos disponíveis mostram uma extensa carteira de projetos protocolados pelo município junto a diversas secretarias estaduais. São pedidos para pavimentação urbana, estradas rurais, área industrial, praças, capelas mortuárias, creche, equipamentos rodoviários, iluminação pública, centros de convivência, campos sintéticos e outras obras.
O valor total impressiona.
Somente os protocolos identificados nos registros analisados ultrapassam R$ 47 milhões.
A pergunta não é se os projetos são importantes. Eles são.
A pergunta é outra.
Qual deles realmente sairá do papel?
Em que fase cada um se encontra?
Quem é o responsável técnico pelo acompanhamento?
Quais exigências já foram cumpridas?
Quais pendências ainda existem?
O município possui uma equipe preparada para monitorar diariamente esses processos?
Ou estamos diante de uma pilha de protocolos que servem apenas para alimentar discursos políticos?
A população merece saber.
TRANSPARÊNCIA NÃO É PUBLICAR FOTO
Nos últimos anos tornou-se comum a divulgação de fotografias de viagens a Curitiba, reuniões em secretarias, visitas a gabinetes e anúncios de recursos.
Mas gestão pública não se resume a foto.
O verdadeiro trabalho começa depois do protocolo.
É justamente nessa fase que muitos municípios perdem recursos.
Projetos ficam parados por ausência de documentos.
Certidões vencem.
Pareceres técnicos deixam de ser respondidos.
Complementações são solicitadas e não são apresentadas dentro dos prazos.
Tudo isso acontece diariamente na administração pública brasileira.
Por isso, quando um protocolo aparece com status de “Análise Favorável”, “Análise Pendente”, “Deferimento Pendente” ou até mesmo “Deferimento Não Iniciado”, surge uma obrigação natural de prestar contas à sociedade.
O QUE SIGNIFICA CADA STATUS?
Muitos cidadãos sequer compreendem a linguagem utilizada nos sistemas estaduais.
Quando aparece “Análise Favorável”, significa que houve avanço técnico.
Quando aparece “Deferimento Pendente”, o processo ainda depende de etapas administrativas para sua aprovação final.
Quando aparece “Análise Pendente”, existem procedimentos em andamento que ainda precisam ser concluídos.
Mas quem está explicando isso para a população?
Quem está traduzindo a burocracia para o cidadão comum?
Ninguém.
E é exatamente aí que nasce a desconfiança.
FALTA UM PAINEL PÚBLICO DE ACOMPANHAMENTO
Se a Prefeitura realmente deseja demonstrar transparência, deveria criar imediatamente um painel público contendo:
- Número do protocolo;
- Valor solicitado;
- Objeto da obra;
- Situação atual;
- Última movimentação;
- Responsável técnico;
- Próxima etapa prevista.
Simples.
Objetivo.
Transparente.
Sem maquiagem.
Sem propaganda.
Sem discurso.
A população não quer apenas ouvir que “o recurso está vindo”.
Quer saber onde está.
Em que fase está.
O que falta para chegar.
E quem será responsabilizado caso não chegue.
SEM TÉCNICA, NÃO HÁ RECURSO
Existe uma fantasia muito comum na política brasileira.
A de que basta ter amizade com deputados, secretários ou governadores para conseguir recursos.
Não funciona assim.
O recurso até pode ser anunciado politicamente.
Mas quem garante sua liberação é a parte técnica.
É o engenheiro.
É o arquiteto.
É o contador.
É o fiscal de convênios.
É o servidor que responde diligências.
É quem acompanha diariamente cada protocolo.
Sem equipe qualificada, nenhum município consegue transformar papel em obra.
A HORA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
Laranjeiras do Sul possui hoje uma carteira expressiva de projetos???
Mas tão importante quanto protocolar é informar.
Tão importante quanto anunciar é prestar contas.
E tão importante quanto buscar recursos é demonstrar capacidade técnica para transformá-los em realidade.
Porque protocolo não é obra.
Por Cesar Minotto - Olho Aberto Paraná
Protocolo não gera emprego.
Protocolo não asfalta rua.
Protocolo não constrói creche.
O que gera resultado é gestão, acompanhamento e transparência.
E é exatamente isso que a população tem o direito de cobrar
MARIA DA PENHA - EX ESPOSA DE VEREADOR PODERA SER CANDIDATA A DEPUTADA
SIMONE LOPES, EX ESPOSA DO VEREADOR MARCIO DOS ALEXANDRES (PRESO POR VIOLENCIA DOMESTICA) PODERA SER CANDIDATA A DEPUTADA E ERGUER A BANDEIRA DAS MULHERES NA ELEICAO DESTE ANO .
DOBRADINHA EM LARANJEIRAS DO SUL
SIMONE SE ACEITAR SER CANDIDATA A DEPUTADA, PODERA FAZER UMA DOBRADINHA COM O EX- PREFEITO BERTO SILVA...
A partir deste sábado, a campanha de vacinação contra a influenza estará aberta para toda a população!
A partir deste sábado, a campanha de vacinação contra a influenza estará aberta para toda a população!
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, com a ampliação da campanha, toda a população poderá receber a vacina contra a gripe.
Para marcar esse momento, neste sábado (27), a Unidade de Saúde Cristo Rei e a Unidade de Saúde Celeste estarão abertas, das 8h às 16h30, exclusivamente para a vacinação.
Reforçamos que os grupos prioritários seguem sendo atendidos normalmente e, agora, toda a população também poderá se vacinar.
📄 Não esqueça de levar seu Cartão do SUS e a Carteira de Vacinação.
✅ A vacinação é segura, gratuita e salva vidas!
A MUDANCA DO ESTAGIARIO DO VIOLA - PROMETEU ESPORTE PARA TODOS, MENOS PARA LARANJEIRAS DO SUL
LARANJEIRAS DO SUL FICOU NO BANCO DE RESERVAS ENQUANTO A REGIÃO ENTROU EM CAMPO
Enquanto prefeitos da Cantuquiriguaçu corriam atrás de projetos, recursos e investimentos para o esporte, Laranjeiras do Sul assistiu ao jogo da arquibancada.
E Laranjeiras do Sul volta a “esmolar” no Esporte.
A Ata da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Esporte, publicada pelo Governo do Paraná, revela uma realidade difícil de ignorar: municípios vizinhos garantiram recursos estaduais para infraestrutura esportiva, mas Laranjeiras do Sul simplesmente não aparece entre os contemplados.
E não estamos falando de trocados.
O Estado já destinou mais de R$ 149 milhões ao esporte em 2026. Somente na linha de investimentos, foram R$ 119,7 milhões distribuídos aos municípios paranaenses.
Na região da Cantuquiriguaçu, praticamente todos conseguiram levar alguma fatia do bolo.
Nova Laranjeiras recebeu R$ 450 mil.
Candói recebeu R$ 675 mil.
Goioxim recebeu R$ 600 mil.
Quedas do Iguaçu recebeu R$ 825 mil.
Cantagalo recebeu R$ 450 mil.
Rio Bonito do Iguaçu recebeu R$ 450 mil.
Espigão Alto do Iguaçu recebeu R$ 400 mil.
Mas quando chega a vez de Laranjeiras do Sul... Nada.
Nenhum valor. Nenhum projeto aprovado. Nenhuma obra esportiva contemplada. Nenhum destaque. Nenhuma presença.
A pergunta que fica é simples:
Laranjeiras do Sul apresentou projeto?
Se apresentou, por que não foi aprovado?
Se não apresentou, quem vai explicar essa ausência?
Porque enquanto municípios menores conseguiram garantir recursos estaduais, a cidade considerada polo regional da Cantuquiriguaçu ficou fora da fotografia.
E isso chama atenção.
Estamos falando de um município que possui tradição esportiva, já sediou competições regionais importantes, recebe etapas de jogos oficiais e sempre se apresentou como referência regional.
Mas na hora da divisão dos recursos estaduais, os números contam outra história.
Pior ainda.
O próprio Conselho Estadual do Esporte informou que os critérios passaram a valorizar projetos tecnicamente viáveis, capazes de serem executados rapidamente e com impacto regional.
Ou seja, o Estado procurou premiar planejamento, organização e capacidade de execução.
Diante disso, a ausência de Laranjeiras do Sul gera uma dúvida inevitável:
Faltou projeto?
Faltou articulação?
Faltou competência técnica?
Ou faltou prioridade política?
Enquanto essas respostas não aparecem, a conta é simples.
O dinheiro passou.
Os municípios vizinhos receberam.
E Laranjeiras do Sul ficou olhando.
No futebol existe um ditado antigo:
Quem não entra em campo não faz gol.
E em 2026, no campeonato dos recursos estaduais para o esporte, a Cantuquiriguaçu entrou em campo.
Laranjeiras do Sul, ao que tudo indica, ficou no banco de reservas.
Quadro Comparativo – Recursos do Esporte Estadual (Cantuquiriguaçu)
Município Valor Recebido
Quedas do Iguaçu R$ 825.000
Candói R$ 675.000
Goioxim R$ 600.000
Nova Laranjeiras R$ 450.000
Rio Bonito do Iguaçu R$ 450.000
Cantagalo R$ 450.000
Espigão Alto do Iguaçu R$ 400.000
Reserva do Iguaçu R$ 400.000
Laranjeiras do Sul Não consta como contemplado
Leitura política dos números:
• Municípios vizinhos captaram entre R$ 400 mil e R$ 825 mil.
• Quedas do Iguaçu foi o maior beneficiado da região.
• Nova Laranjeiras, com população muito menor que Laranjeiras do Sul, garantiu recursos.
• Laranjeiras do Sul não aparece entre os contemplados da relação disponibilizada pelo Conselho Estadual do Esporte.
• Para uma cidade que se apresenta como polo regional, a ausência chama atenção e inevitavelmente gera questionamentos sobre planejamento, elaboração de projetos e articulação institucional.
Por Cesar Minotto | Olho Aberto Paraná
O Brasil segue sua jornada em busca do hexacampeonato mundial na Copa do Mundo da FIFA 2026™
O Brasil segue sua jornada em busca do hexacampeonato mundial na Copa do Mundo da FIFA 2026™ . Com a vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, em 24 de junho, a Seleção garantiu sua vaga entre os 32 classificados para a segunda fase, que marca o início do mata-mata na competição.
Como foi o primeiro colocado do Grupo C, o Brasil já sabe que enfrentará o Japão (segundo do Grupo F) na segunda-feira, 29 de junho, pela fase de 16-avos . A equipe japonesa empatou com a Suécia por 1 a 1 na última rodada da fase de grupos.
Próximo jogo do Brasil
Jogo: Brasil x Japão (segundo colocado do Grupo F) Data: 29 de junho (segunda-feira) Horário: 14h no horário de Brasília (12h no horário de Houston, 16h em Praia e 18h em Lisboa) Local : Estádio de Houston, nos EUA
Se passar, o Brasil pega quem na próxima fase?
Caso derrote o Japão, o Brasil avançou para as oitavas de final, onde já sabe que enfrentaria o vencedor do confronto entre Costa do Marfim (2º lugar do Grupo E) e França ou Noruega (2º lugar do Grupo I). A definição do adversário dos marfinenses se dará nesta sexta-feira, com a conclusão da terceira rodada do Grupo I.
Japão na Copa do Mundo da FIFA 2026
Com dois empates e uma vitória na fase de grupos, o Japão está invicto na Copa do Mundo da FIFA 2026. Os comandados de Hajime Moriyasu conquistaram a vaga no mata-mata com um empate muito disputado com a Suécia na última rodada do Grupo F.
Rodada 1 : Holanda 2 x 2 Japão Grupo F, Estádio de Dallas, nos EUA
Rodada 2: Tunísia 0 x 4 Japão Grupo F, Estádio de Monterrey, no México
Rodada 3: Japão 1 x 1 Suécia Grupo F, Estádio de Dallas, nos EUA
Estádio de Houston
Sede do All-Star Game da MLS, de jogos das seleções nacionais dos EUA e do México, além de três partidas da Copa América Centenário em 2016, o estádio de Houston tem muita história no futebol. Inaugurada em 2002, a arena, que também abriga o famoso Rodeio de Houston, possui teto retrátil e é famosa por sua arquibancada "Bull Pen", que abriga a torcida mais barulhenta do Houston Texans, época da NFL.
Nesta Copa do Mundo, o Estádio de Houston foi casa de cinco jogos da fase de grupos, como a goleada da Alemanha por 7 a 1 sobre Curaçau e o triunfo de Portugal por 5 a 0 sobre o Uzbequistão.
Servidores da Secretaria Municipal de Viação e Transportes de Nova Laranjeiras participaram do Curso Patrulheiros da Sustentabilidade
Servidores da Secretaria Municipal de Viação e Transportes de Nova Laranjeiras participaram do Curso Patrulheiros da Sustentabilidade.
Paraná é o Estado que mais soluciona crimes no Brasil e que se tornou referência nacional no enfrentamento ao crime organizado
Espigão Alto do Iguaçu: Vem aí a Festa do Colono!
Uma celebração especial para homenagear quem, com trabalho, dedicação e amor pela terra, ajuda a construir a história do nosso município.
Paraná rumo à Venezuela para ajudar quem mais precisa!
Dez bombeiros militares e dois cães de busca do Corpo de Bombeiros do Paraná embarcaram rumo para apoiar as operações de resgate após o terremoto que atingiu o país.
Tem dinheiro chegando direto na saúde dos 399 municípios do Paraná!
São recursos para consultas especializadas, exames e procedimentos ambulatoriais no SUS, perto de onde as pessoas moram. É assim que o Paraná segue sendo referência nacional em saúde pública.

