sexta-feira, maio 14, 2010

Osmar Dias afirma que nada mudou com a conversa com o PT

Nada mudou! Foi assim que o senador Osmar Dias (PDT) resumiu a conversa que teve ontem de manhã, em Brasília, com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Osmar disse que foi um encontro “casual”, “inespecífico”, sem avanços em relação a discussões anteriores. Até agora, o PT não conseguiu a adesão dos partidos da base aliada do presidente Lula (PT) ao acordo e não retirou a candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado para facilitar as negociações com o PMDB.

Depois de um ano de conversas com o PT, o senador pedetista avalia que é difícil construir, agora, a cinco meses da eleição, as condições para a aliança. Ele observa que o PP, um dos partidos base aliada do presidente Lula no Congresso Nacional, já está em negociações adiantadas para fechar uma coligação com o PSDB. “O PP já foi.

O Pessuti é candidato”, disse o senador, comentando que a candidatura de Gleisi ao Senado é só mais um empecilho nesse processo. A expectativa de Osmar é baixa em relação à possibilidade de uma reviravolta no rumo dessa negociação com o PT e aliados.

“Não evoluiu nada. Ficamos um ano discutindo este projeto. Agora, o Dutra me perguntou se haveria possibilidade de retomar essa conversa. Eu perguntei se tinha avanços. Ele disse que não”, relatou o senador que, há mais ou menos um mês, foi avisado pelo PT do Paraná que a conversa estava suspensa devido à sua proposta de ter Gleisi Hoffmann como candidata a vice-governadora na sua chapa.

Realidade

Osmar disse que vai continuar analisando a situação e as dificuldades que está tendo para compor uma aliança que dê sustentação à sua pré-candidatura ao governo, antes de responder ao PSDB que, na terça-feira passada, propôs oficialmente ao PDT a indicação de Osmar para o Senado e a escolha do candidato a vice-governador.

“Esta é a situação real que temos”, disse o senador. De concreto mesmo, o senador lembra que tem a proposta apresentada pelo PSDB. “Está escrita e assinada. E o PT continua na mesma, inclusive com as gracinhas no twitter”, comentou o pedetista que, frequentemente, é alvo de comentários irônicos no twitter do deputado federal André Vargas. A decisão sobre como o PDT participará do processo eleitoral será tomada depois de várias consultas, disse Osmar. “Não decido nada sozinho. Estou conversando com muita gente. Eu não decidi ser candidato sozinho”, afirmou.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul