Pular para o conteúdo principal

Richa discute parceria com religiosos em ações sociais e no combate às drogas



O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, reuniu-se nesta quinta (20) com um grupo de coordenadores de projetos sociais mantidos pela Igreja Católica em Paranaguá, Paranavaí, Nova Aliança e Curitiba. “Viemos apresentar ao Beto iniciativas de grande alcance que mantemos na área social, e que poderiam contar com uma parceria maior e de longo prazo com o Estado, de modo a aumentar as pessoas que podem ser beneficiadas”, disse Ernesto Lauro Klein, da Pastoral Rodoviária, de Paranaguá.

A Pastoral e a Diocese de Paranaguá estão empenhadas em concluir a Casa da Acolhida do Caminhoneiro, obra iniciada pelo falecido padre Adelir de Carli. A construção tem 3.400 metros quadrados, ao lado do pátio de triagem do Porto de Paranaguá, mas não foi concluída. “A idéia da casa é um ponto de apoio. Futuramente vamos atender até 300 pessoas por dia, entre motoristas, com as famílias, e a comunidade, que poderá se alojar, se alimentar, tomar um banho, receber atendimento de saúde, obter apoio psicológico, espiritual e até proporcionar cursos de capacitação para jovens”, afirma Klein.

Outro projeto envolve o tratamento de dependentes químicos, apresentado pelo frei Anderson Lucio Rosa e por Geraldino do Espírito Santo, que dirigem a Associação Casas do Servo Sofredor, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, com unidades em Paranavaí e Graciosa e em Nova Aliança, no Noroeste do Paraná. Apenas em Curitiba são atendidas 90 pessoas, homens e mulheres, que além do tratamento recebem apoio e incentivo para se reinserir na sociedade e no mercado de trabalho. “Muitas pessoas perderam também o vínculo familiar, por isso mantemos casas chamadas de segundo passo, para dar apoio após o tratamento. Com apoio do governo do Estado poderíamos aumentar o número de pessoas atendidas”, explicou Geraldino.

Richa lembrou que, em Curitiba, criou a Secretaria Municipal Antidrogas, a primeira do País, e ampliou a abrangência de programas municipais de prevenção e combate ao uso das drogas, em parcerias com empresas e organizações sociais. “Sou a favor das parcerias com boas iniciativas e projetos que funcionam com resultados concretos, que precisam de apoio e valorização”, disse Richa.

Richa também falou da necessidade de projetos para retomar o desenvolvimento de Paranaguá, município em que esteve na terça-feira (18), para participar do 2º Fórum Diocesano Leão XIII. “A cidade precisa ser compensada pelos impactos provocados pelas atividades do porto e também precisa de incentivo para atrair outras empresas e indústrias, para reduzir o grau de dependência do porto.”

Acompanharam a visita o delegado de polícia aposentado Raimundo Nonato Siqueira; a assessora regional de projetos especiais da CNBB, Francisca Rita Meireles; o padre Carlimar Gonçalves de Holanda, da Paróquia São Cristóvão, e o bispo de Paranaguá, Dom João Alves Pinto.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook