quinta-feira, maio 27, 2010

“Sem diálogo, o Paraná não avança”, afirma Richa no Sudoeste

Pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado faz roteiro de três dias por 20 municípios da região

Diálogo, parceria e respeito. As três palavras têm sido freqüentes nas reuniões que o pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, está fazendo em municípios do Sudoeste para discutir seu Plano de Governo. Até sexta-feira (28), Richa percorrerá 20 cidades da região. “O Paraná e, mais especificamente, o Sudoeste precisa de um Governo aberto ao diálogo, disposto a atender e apoiar os municípios”, afirmou o prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski (PT), que também é presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop). Realeza foi a primeira parada, nesta quarta-feira (26) pela manhã, do roteiro de Richa na região.

“Sem diálogo, o Paraná não avança. Em pouco mais de cinco anos na Prefeitura de Curitiba, promovi mais de 300 audiências públicas nos bairros e vilas da cidade”, disse Richa. “Essa experiência reforçou minha convicção de que um programa de governo só se mantém de pé quando submetido ao duro teste da realidade socioeconômica, se for 100% legitimado pela vontade popular.” O prefeito Maievski lembrou a parceria com a Prefeitura de Curitiba, que em 2007 cedeu um ônibus biarticulado para Realeza. O veículo foi o ponto de partida para uma nova linha que atende estudantes da região.

Depois de Realeza, Richa foi a Bela Vista da Caroba, Pérola do Oeste, Planalto, Capanema, Santa Izabel do Oeste e Santo do Lontra. Nesta quinta-feira, vai a Ampére, Pinhal de São Bento, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul e Barracão. Na sexta-feira (28), os encontros serão em Verê, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçú, Nova Prata do Iguaçú, Nova Esperança do Sudoeste e Francisco Beltrão.

Prefeitos de municípios do Sudoeste entregarão a Richa um documento com propostas para o desenvolvimento sustentável da região. Uma das reivindicações da região é um curso de Medicina. Com falta de profissionais, o Hospital Regional em Francisco Beltrão funciona parcialmente.

A violência é outra preocupação. A região, próxima da fronteira com a Argentina, é corredor de tráfico e de contrabando e quer a instalação de um batalhão da Polícia Militar. “A ampliação dos efetivos, absolutamente necessária, fortalecerá o policiamento ostensivo e facilitará a realização de operações conjuntas com participação da Polícia Federal, em ações incisivas capazes de desarticular as gangues do tráfico”, afirmou Richa.

Aula magna


Richa dará a aula magna para a primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), do campus de Francisco Beltrão, na quinta-feira (27) à noite. Richa falará sobre “Planejamento Urbano: A experiência de Curitiba”. Acompanham Richa na viagem ao Sudoeste os deputados estaduais Valdir Rossoni, presidente do PSDB do Paraná, Ademar Traiano e Luiz Fernandes “Litro” e o prefeito de Castro, Moacir Fadel.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul