A Ecocataratas apresenta nesta quarta-feira em Medianeira a primeira parte do projeto de duplicação dos 14,4 quilômetros da BR-277 entre Medianeira e Matelândia. A apresentação acontece na Associação Comercial e Empresarial de Medianeira, a partir das 16h. O projeto funcional, como é conhecida esta primeira fase, aponta como ficaria a rodovia. “Esta parte detalha onde serão implantadas as interseções em desnível, retornos, viadutos, pontes e o lado onde será construída a nova pista”, explica o gerente de engenharia da concessionária, Jeancarlo Mezzomo.
Para que o projeto atenda às necessidades da região, a concessionária esteve reunida com representantes da Associação Comercial, vereadores e da prefeitura de Medianeira em março. “Os representantes puderam detalhar quais são as necessidades do município nos próximos anos. Assim, foi possível elaborar um projeto que vai atender às necessidades atuais e acompanhar o crescimento do município”, acrescenta Mezzomo.
No perímetro urbano de Medianeira estão sendo projetados quatro interseções em desnível. A primeira no km 667,2 - acesso ao distrito industrial de Medianeira - a segunda no km 670, a terceira no km 672,8, e uma última no km 674,3 - acesso a UTFPR. Além das passagens em desnível, o projeto prevê a instalação de 3 passarelas para pedestres. Ao longo dos 14,4 quilômetros, também estão projetados três retornos em nível e uma ponte para a nova pista sobre o Rio Ocoy. A primeira parte do projeto prevê a duplicação até o km 660,5 em Matelândia, onde inicia a terceira-faixa no sentido Cascavel.
Próximo passo
A Ecocataratas agora trabalha na elaboração do projeto básico, que define – em termos de engenharia – como a obra será executada. O prazo acordado com o DER para a entrega do projeto completo é 30 de junho. Após este prazo, a concessionária dará continuidade a elaboração do projeto entre Medianeira e Cascavel. Até o fim do ano, está prevista a entrega do segundo segmento, entre Matelândia e o início do Parque Nacional do Iguaçu. “Assim como em Medianeira, iremos ouvir as necessidades de Matelândia antes de definirmos o projeto”, explica Evandro Couto Vianna, Diretor Superintendente da Ecocataratas.
Vianna acrescenta que esta primeira etapa do projeto servirá de ferramenta para um entendimento entre a concessionária e o Governo do Paraná para que a obra retorne ao contrato de concessão. Até o momento, a negociação entre a concessionária e o DER segue em uma esfera técnica. “Este projeto será fundamental no momento em que sentarmos com o Governo para uma negociação contratual”. Caso exista um entendimento, as obras neste primeiro segmento – entre Medianeira e Matelândia – podem começar imediatamente.
Para que o projeto atenda às necessidades da região, a concessionária esteve reunida com representantes da Associação Comercial, vereadores e da prefeitura de Medianeira em março. “Os representantes puderam detalhar quais são as necessidades do município nos próximos anos. Assim, foi possível elaborar um projeto que vai atender às necessidades atuais e acompanhar o crescimento do município”, acrescenta Mezzomo.
No perímetro urbano de Medianeira estão sendo projetados quatro interseções em desnível. A primeira no km 667,2 - acesso ao distrito industrial de Medianeira - a segunda no km 670, a terceira no km 672,8, e uma última no km 674,3 - acesso a UTFPR. Além das passagens em desnível, o projeto prevê a instalação de 3 passarelas para pedestres. Ao longo dos 14,4 quilômetros, também estão projetados três retornos em nível e uma ponte para a nova pista sobre o Rio Ocoy. A primeira parte do projeto prevê a duplicação até o km 660,5 em Matelândia, onde inicia a terceira-faixa no sentido Cascavel.
Próximo passo
A Ecocataratas agora trabalha na elaboração do projeto básico, que define – em termos de engenharia – como a obra será executada. O prazo acordado com o DER para a entrega do projeto completo é 30 de junho. Após este prazo, a concessionária dará continuidade a elaboração do projeto entre Medianeira e Cascavel. Até o fim do ano, está prevista a entrega do segundo segmento, entre Matelândia e o início do Parque Nacional do Iguaçu. “Assim como em Medianeira, iremos ouvir as necessidades de Matelândia antes de definirmos o projeto”, explica Evandro Couto Vianna, Diretor Superintendente da Ecocataratas.
Vianna acrescenta que esta primeira etapa do projeto servirá de ferramenta para um entendimento entre a concessionária e o Governo do Paraná para que a obra retorne ao contrato de concessão. Até o momento, a negociação entre a concessionária e o DER segue em uma esfera técnica. “Este projeto será fundamental no momento em que sentarmos com o Governo para uma negociação contratual”. Caso exista um entendimento, as obras neste primeiro segmento – entre Medianeira e Matelândia – podem começar imediatamente.
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