terça-feira, maio 11, 2010

Enchentes no Paraná, União da vitória decreta estado de emergência

Pelo menos 1.452 pessoas estão desabrigadas em União da Vitória, na região sul do Paraná, por conta da inundação provocada pela cheia do Rio Iguaçu. Ao todo são 137 famílias que foram encaminhadas para abrigos públicos da cidade. Outras 322 famílias ficaram desalojadas, mas foram para casas de parentes ou amigos. A prefeitura já decretou estado de emergência.

O Rio Iguaçu começou a encher acima do normal no dia 26 de abril. De acordo com a Defesa Civil de União da Vitória, o nível normal do rio é de 4,89m. No entanto, ontem já estava com 6,90m, o suficiente para provocar todo esse estrago. No sábado, o nível chegou a 7,2 m.

“Até um metro acima dos 4,89m consideramos normal, e quando chega a 5,30m já ficamos em alerta”, explicou o chefe da Defesa Civil da cidade, Vitor Paulo Stern.

Os bairros mais atingidos foram São Bernardo, Cidade Jardim, Ponte Nova, Navegantes, entre outros. Em alguns desses bairros, como Cidade Jardim, por exemplo, há muitas ocupações irregulares. A quantidade de água que chega em cada um depende do nível do bairro, já que alguns estão em locais mais baixos do que outros.

Segundo Stern, não há previsão de quando as famílias poderão retornar às residências. Em geral, o ponto seguro para o retorno é quando o rio baixar um metro abaixo do nível que atingiu a casa.

Ontem não choveu em União da Vitória, e agora a previsão é que o rio baixe um centímetro por hora, se o tempo colaborar. Ele informou ainda que alimentos, medicamentos e amparo às crianças em relação à educação estão sendo providenciados pela prefeitura da cidade. “As crianças tiveram que ser afastadas da escola, então a secretaria de Educação está tomando providências”, comentou Stern.

A cheia do rio que ocorreu em 1983 atingiu 10m acima do seu nível. Quem vive em União da Vitória sempre se depara com a situação de cheia. Segundo Stern, 50 famílias ribeirinhas serão retiradas e irão para casas construídas pela prefeitura.

“Não temos muito o que fazer. A geografia do rio, que tem 26 km de extensão, não está a nosso favor. Desde a nascente até aqui são 180 afluentes, e a vazão é pouca, entra mais água do que sai”, explicou.

Segundo balanço da Defesa Civil do Paraná, 56 municípios já sofreram por causa das chuvas neste ano. Neles, foram afetadas 5.158 residências, que deixaram 4.498 pessoas desabrigadas. 13 municípios decretaram estado de emergência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, moro em Porto Alegre-RS e tenho parentes em União da Vitória. Gostaria de saber como anda a situação em relação às enchentes de lá. Obrigada.

procura-se alberto da silva moreira disse...

ola ,eu sou de uniao da vitoria,eu estive ai na enchente de 83, eu morava no antigo bairro sao cristovao ,com minha vó,que hoje ja é falecida,fiquei muito emocionada rever estas imagens mesmo assim valeu. meu nome é albertina , mais mi chamavam , de[beta]

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul