terça-feira, maio 11, 2010

Comissão define cursos e elaboração do projeto da UTFPR chega a reta final

De acordo com Cesar Silvestri Filho, para definir os cursos foram analisadas, a vocação da UTFPR, demanda, planejamento estratégico e aspectos regionais

Após mais uma reunião - realizada na tarde desta segunda-feira - a comissão criada para elaborar o projeto para a instalação de um Campus da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) em Guarapuava, está chegando a fase final dos trabalhos. No encontro de ontem foram definidos nove sugestões de cursos que serão incorporados ao projeto. Antes de ser divulgada, a proposta deverá ser analisada pelo Conselho Universitário da UTFPR. A expectativa é que, na próxima segunda-feira, quando deverá acontecer a última reunião da faze de elaboração, já se tenha a redação final do projeto que será encaminhado à reitoria da Universidade Tecnológica.

Todo o trabalho de redação e embasamento técnico do projeto está sendo feito pela Unicentro, através dos professores Fernando Franco Netto, pró-reitor de planejamento e Adnilson José da Silva, diretor de desenvolvimento universitário. “Esse planejamento é feito a várias mãos, com riqueza de diversidade graças à quantidade e à perícia das entidades que participam do processo”, destacou Adnilson, enfatizando a celeridade dos trabalhos. “Uma proposta feita por várias entidades sempre demora um pouco, mas essa está se realizando de maneira acelerada”.

De acordo com o presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, membro da comissão, a definição dos cursos foi feita de forma democrática, levando em considerações questões técnicas, vocação regional e planejamento futuro. “Para fazermos uma boa escolha tivemos que analisar vários aspectos, entre eles, a vocação da UTFPR, voltada as áreas a de engenharia; análise de mercado e demanda; planejamento estratégico e também aspectos regionais”, frisou.

Silvesti filho enfatizou também que além dos aspectos técnicos é necessário que uma grande articulação política seja feita para auxiliar que o projeto que será apresentado à UTFPR e posteriormente ao Ministério da Educação, seja aprovado. “Nesse sentido, o deputado Cezar Silvestri, que é do PPS, tem feito um trabalho muito grande, junto às lideranças políticas estaduais para fazer com que todos nossos representantes em Brasília apóiem nosso projeto”, destacou.

A luta pela implantação de um campus da UTFPR em Guarapuava foi iniciada pelo deputado Cezar Silvestri ainda em 2009, quando o parlamentar se reuniu com a reitoria da Universidade. Depois de diversas conversas e duas reuniões realizadas em Guarapuava para discutir o assunto, foi criada uma comissão de trabalhos para elaborar o projeto de implantação do curso. A próxima reunião da comissão acontecerá na segunda-feira dia 17.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul