terça-feira, abril 25, 2017

Palmas:Mais de 50% dos contribuintes ainda não declararam o IRPF no Município.

O último dia para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é sexta-feira (28 de abril). Em Palmas, mais de 50% dos contribuintes que precisam realizar o procedimento, ainda não tinham feito até a manhã desta terça-feira (25). Alguns com pendência de documentos e outros não procuraram um escritório de contabilidade ainda, "deixando para a última hora", segundo informações apuradas em escritórios locais.
Outro agravante, revelam os contadores, é  com relação ao último dia para a declaração, que ocorre dois dias antes do final do mês. De acordo com a Receita Federal, os contribuintes que não realizarem o procedimento dentro do previsto, estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

No Paraná, até o início desta semana, aproximadamente 60% das declarações esperadas para este ano, de um total de 1,8 milhão, haviam sido entregues. No Estado, tradicionalmente metade das declarações são entregues na última semana de prazo.

Deixar para última hora pode aumentar as chances do documento cair na malha fina, seja por falta de atenção, pressa ou até mesmo ausência de documentos. O alerta é do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR).

“É comum o contribuinte deixar para a última hora, mas é preciso estar ciente que os riscos aumentam. Além disso, muitas vezes, por não ter tempo hábil para conseguir notas fiscais ou recibos, algumas despesas deixam de ser informadas e, consequentemente, perde-se a dedução desses gastos”, explica o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke. Outro problema, é que o contribuinte pode encontrar o sistema lento por causa do congestionamento. (Com informações do portal Bem Paraná)

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul