segunda-feira, outubro 24, 2016

Vereadores afastados poderão ser cassados


Essa semana na Câmara Municipal de Vereadores haverá a possível apresentação do relatório da Comissão Processante sobre os vereadores investigados pela Operação Fantasma II.

De acordo com as investigações, os vereadores e seus assessores praticavam ações ilegais de assistencialismo com o objetivo de angariar votos. Além disso, existem suspeitas de desvio de materiais de construção para beneficiar particulares e da inclusão indevida de nomes no topo da lista de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A operação foi deflagrada em março, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e apura crimes de peculato, falsidade ideológica e inserção de dados falsos nos sistemas de informação.

Segundo o MP, os vereadores praticavam assistencialismo em troca de votos, com a ajuda de servidores ligados ao Executivo. Ligações gravadas com a autorização da Justiça, por exemplo, mostram os políticos negociando consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Guarapuava.

As denúncias apontam para um desvio de mais de R$ 180 mil de dinheiro público por causa do uso irregular dos servidores, segundo o MP-PR.

No início de setembro, o Observatório Social de Guarapuava (OSG) encaminhou ofício a Câmara Municipal de Guarapuava, requerendo a suspensão dos pagamentos dos subsídios dos vereadores investigados pela Operação Fantasma II, bem como iniciasse os procedimentos regimentais para declarar a cassação de seus mandatos. O documento foi baseado no Art. 106, III, do Regimento Interno da Casa, que trata da “extinção de mandatos”.

Baseado nesse requerimento, os vereadores aprovaram a instalação da Comissão Processante, no intuito de apurar as denúncias contra os Edony Kluber (PSD), ex-presidente da Câmara, Celso Costa (PPS) e Márcio Carneiro (PPS), afastados por decisão judicial em 15 de março, pela Operação citada.

Os membros da Comissão são os vereadores: Antônio Geraldo (presidente); Cosme Stimer (PP) (relator) e Mário Scheidt (PHS) (terceiro membro titular).

O observatório Social, como entidades de nossa cidade solicitam a presença de todos os cidadãos na Câmara Municipal de Vereadores para esse momento crucial, para que seja feita a justiça.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul