quinta-feira, outubro 27, 2016

OCUPAÇÕES NAS ESCOLAS – MP faz mediação de diálogo entre estudantes e governo estadual

Na manhã desta terça-feira, 25 de outubro, o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, acompanhado dos subprocuradores-gerais e de procuradores e promotores de Justiça com atuação nas áreas da Infância e Juventude, Educação e Direitos Humanos, esteve reunido, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba, com lideranças dos movimentos estudantis. O objetivo do encontro foi estabelecer um canal de diálogo entre estudantes e representantes do governo acerca das ocupações das escolas na rede pública estadual de ensino, para a busca de soluções pacíficas.

“O momento é de cautela e de diálogo, e é isso que estamos buscando ao ouvir todos os lados, analisar as demandas apresentadas e tentar, de forma coletiva, construir um caminho democrático para a situação que se apresenta”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.

Na ocasião, foi trazida pelos estudantes a apreensão quanto às modificações e desdobramentos da Medida Provisória que pretende a reforma do ensino médio, o congelamento dos gastos com a educação (objeto da PEC 241), além de reivindicações relacionadas às estruturas das escolas e carências físicas e de material.

Reunindo-se ainda pela manhã com o governador Beto Richa, o Ministério Público do Paraná apresentou as reivindicações estudantis, bem como alternativas de encaminhamento e solução pacífica da questão, de modo a evitar desdobramentos que possam colocar em risco estudantes ou a população, bem como, ao mesmo tempo, garantir o restabelecimento do regular funcionamento do sistema educacional.

Com as ponderações do Ministério Público, o governador comprometeu-se a aguardar a assembleia dos estudantes, marcada para a manhã desta quarta-feira (26), projetando a expectativa de que se dê, inclusive por força da mediação da Procuradoria-Geral de Justiça, solução definitiva para esta delicada questão, por meio do diálogo e do entendimento.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul