quinta-feira, outubro 27, 2016

Pressionado por indígenas, ministro revoga portaria da Sesai

Em Nova Laranjeiras , o Cacique Sebastião estava falando sobre um possivel fechamento da BR 277 no dia de hoje devido as portarias que o Ministro da Saúde tinha assinado ...vamos aguardar qual movimento será tomado agora , indígenas do Paraná inteiro estavam ontem se reunindo para o fechamento da maior RODOVIA do Estado a BR277...


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, revogou nesta quarta-feira (26) duas portarias que ele mesmo havia baixado nos últimos dias sobre o tema do atendimento à saúde indígena. A decisão é resultado de pressão de manifestantes em todo o país, que bloqueiam rodovias, realizam passeatas, ocupam núcleos estaduais de saúde e não descartam interditarem agências bancárias.

Os índios protestaram contra mudanças no sistema de gastos da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Na semana passada, o ministro havia baixado uma portaria que, na prática, diminuía o poder de autorização de desembolsos dos 34 Dseis (Distritos Especiais de Saúde Indígena). Se a nova sistemática entrasse em vigor, inúmeros gastos teriam que ser autorizados previamente pelo comando do ministério, em Brasília.

Até então, os gastos mais elevados eram autorizados também por Brasília, mas pela direção da Sesai, e com ordens às vezes pelo telefone, dependendo da urgência do caso. A principal preocupação dos índios e servidores da Sesai era que o novo sistema burocrático deveria impedir ações mais urgentes como, por exemplo, um resgate aéreo a um índio enfermo em regiões mais distantes.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul