sábado, outubro 29, 2016

Movimento dos atingidos por barragens manifesta apoio a trabalhadores demitidos

Movimento dos atingidos por barragens se manifestaram em defesa do emprego dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. 
Famílias são contrárias a posição das empresas que diariamente têm demitido trabalhadores do canteiro de obras.

Veja na íntegra carta do movimento:

Aos trabalhadores da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu,

CARTA DOS ATINGIDOS EM DEFESA DO EMPREGO DOS TRABALHADORES NA UHE BAIXO IGUAÇU

Na última semana, o grupo de empresas responsáveis pelas obras da Usina Baixo Iguaçu realizou, diariamente, demissões de trabalhadores do canteiro de obras.

Todos sabemos que os lucros milionários da NEOENERGIA, COPEL e ODEBRECHT dependem da exploração da classe trabalhadora. Sabemos também que, desde o início, o CONSÓRCIO quer diminuir ao máximo os direitos dos agricultores atingidos, para aumentar ainda mais os seus lucros.

Nós, atingidos, estamos acampados reivindicando a justa indenização e o direito de escolha pelo reassentamento rural coletivo como uma das modalidades de compensação pela retirada forçada de nossas terras e de nossa subsistência. Este direito foi acordado em ata assinada pelo CONSÓRCIO, que agora não quer honrar com os compromissos anteriormente assumidos.

Considerando as demissões e a tensão provocada pelas empresas, neste difícil momento que passamos, nós, agricultores atingidos pela Usina Baixo Iguaçu nos posicionamos firmemente ao lado dos trabalhadores das obras. Devemos ter clareza de que todos nós, famílias atingidas e trabalhadores da usina, fazemos parte da mesma classe, que sofre diariamente a exploração em nome do lucro das empresas!

Muitas das demissões que ocorreram seguem o cronograma das obras. Não devemos deixar que as empresas atribuam as consequências negativas da construção da Usina às legítimas manifestações das famílias atingidas. Os lucros destas Usinas são acumulados pelas empresas, ao invés de retornar ao povo, que realmente produz toda a nossa riqueza.

Por isso, nós levantamos também a bandeira de luta: EM DEFESA DO EMPREGO E DO TRABALHO DIGNO dos trabalhadores da UHE do Baixo Iguaçu! Trabalho, água e energia não são mercadorias!

ÁGUAS PARA A VIDA, NÃO PARA A MORTE!
Capanema, 28 de outubro de 2016
MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul