Pular para o conteúdo principal

Movimento dos atingidos por barragens manifesta apoio a trabalhadores demitidos

Movimento dos atingidos por barragens se manifestaram em defesa do emprego dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. 
Famílias são contrárias a posição das empresas que diariamente têm demitido trabalhadores do canteiro de obras.

Veja na íntegra carta do movimento:

Aos trabalhadores da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu,

CARTA DOS ATINGIDOS EM DEFESA DO EMPREGO DOS TRABALHADORES NA UHE BAIXO IGUAÇU

Na última semana, o grupo de empresas responsáveis pelas obras da Usina Baixo Iguaçu realizou, diariamente, demissões de trabalhadores do canteiro de obras.

Todos sabemos que os lucros milionários da NEOENERGIA, COPEL e ODEBRECHT dependem da exploração da classe trabalhadora. Sabemos também que, desde o início, o CONSÓRCIO quer diminuir ao máximo os direitos dos agricultores atingidos, para aumentar ainda mais os seus lucros.

Nós, atingidos, estamos acampados reivindicando a justa indenização e o direito de escolha pelo reassentamento rural coletivo como uma das modalidades de compensação pela retirada forçada de nossas terras e de nossa subsistência. Este direito foi acordado em ata assinada pelo CONSÓRCIO, que agora não quer honrar com os compromissos anteriormente assumidos.

Considerando as demissões e a tensão provocada pelas empresas, neste difícil momento que passamos, nós, agricultores atingidos pela Usina Baixo Iguaçu nos posicionamos firmemente ao lado dos trabalhadores das obras. Devemos ter clareza de que todos nós, famílias atingidas e trabalhadores da usina, fazemos parte da mesma classe, que sofre diariamente a exploração em nome do lucro das empresas!

Muitas das demissões que ocorreram seguem o cronograma das obras. Não devemos deixar que as empresas atribuam as consequências negativas da construção da Usina às legítimas manifestações das famílias atingidas. Os lucros destas Usinas são acumulados pelas empresas, ao invés de retornar ao povo, que realmente produz toda a nossa riqueza.

Por isso, nós levantamos também a bandeira de luta: EM DEFESA DO EMPREGO E DO TRABALHO DIGNO dos trabalhadores da UHE do Baixo Iguaçu! Trabalho, água e energia não são mercadorias!

ÁGUAS PARA A VIDA, NÃO PARA A MORTE!
Capanema, 28 de outubro de 2016
MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook