sábado, outubro 29, 2016

Justiça começa a cumprir reintegração de posse de colégios


A Justiça do Paraná começou a cumprir na tarde desta sexta-feira (28) a reintegração de posse de 25 colégios alvos de uma liminar obtida ontem pela Procuradoria Geral do Estado, todos ficam em Curitiba. A reintegração começou às 13h30 pelo Colégio Estadual do Paraná, maior escola pública do Estado e símbolo das ocupações.

Representantes da Defensoria Pública do Estado, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Conselho Tutelar e uma oficial de Justiça conversaram com os estudantes, que, até as 14h15, não haviam decidido se deixariam o prédio. Parte deles levou pertences e colchões, mas a maior parte permaneceu.

De acordo com o defensor público Ricardo Menezes da Silva, coordenador do núcleo itinerante do órgão, há um "receio enorme" por parte da defensoria de que a Polícia Militar pudesse participar da reintegração. Por isso, justiçou a orientação aos estudantes para que eles não resistissem à ordem judicial.

"A integridade física deles é o que nos preocupa. Se a polícia vier, a reintegração vai acontecer de qualquer jeito", afirmou. A Polícia Militar acompanha de longe ação --apenas dois PMs estavam no colégio.
A Defensoria chegou a apresentar agravo à sentença de ontem, preferida pela 5ª Vara da Fazenda Pública, mas o recurso foi negado pelo juiz de plantão no Tribunal de Justiça do Paraná.

"A orientação é que as ordens sejam discutidas no processo", reforçou o defensor público.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul