Pular para o conteúdo principal

VOCÊ ACREDITA EM GEADA NO MÊS DE OUTUBRO? É O QUE DIZ A PREVISÃO


Uma geada de proporções inimagináveis para o imaginário coletivo de outubro vai acabar com todo o clima de verão e fim do ano a partir deste sábado (29) na região Sul do Paraná. De acordo com o Simepar, o final de semana pode amanhecer coberto de gelo em General Carneiro, União da Vitória e Palmas, as cidades mais frias do estado, com previsão de variação térmica entre 4° C e 18° C.

Embora os campos não devam ficar brancos por aqui, Curitiba não escapa dessa condição de frio e deve registrar 6° C ou 7° C no sábado, mas a sensação deve ser ainda pior por conta da umidade vinda do oceano Atlântico. O final de semana deve ser nublado e gelado para quem aproveita o recesso do Dia do Funcionário Público, nesta sexta-feira (28), ou para quem “aquece” os tambores para a quarta-feira (2).

E todo esse resfriamento das temperaturas deve começar já nesta quinta-feira (27) no Sul do país. “Uma massa de ar polar está chegando ao Paraná. Tem um ciclone na altura do Uruguai que empurra o ar gelado para o Sul do Brasil. Entre hoje e amanhã [sexta-feira], as temperaturas vão caindo gradativamente. Nesta quinta-feira as mínimas são esperadas para a noite. A partir de sexta, para o começo da manhã, logo cedo”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Para o especialista, o comportamento da primavera de 2016 tem sido justamente a instabilidade. “O tempo vinha em um ritmo bom para o mês. Com calor, chuvas. Mas essa oscilação até a metade da primavera é normal. Talvez a partir de agora comece a se encaminhar para uma situação mais rara de frio. Mas só a partir do final da semana que vem”, resume.

De acordo com a previsão para o estado, uma nova onda de resfriamento polar vem do Sul depois do Dia de Finados, mas ainda não é possível dimensionar o seu tamanho e impacto porque está muito distante.

Sexta gelada em todo o Paraná

Nesta quinta-feira (27), a instabilidade atmosférica segue elevada entre o Centro, o Leste e o Norte do Paraná, com chuvas finas durante a manhã. Nos demais setores, o dia já amanhece sem chuvas, mas ainda registra a presença de nuvens. Durante a tarde, a nebulosidade diminui em praticamente todo o estado, com o gradual afastamento das áreas de chuva para o Sudeste e o avanço de um ar mais seco e frio.

Já a sexta-feira (28) será de tempo bem estável, sem chuvas, mas com temperaturas baixas logo nas primeiras horas do dia em todo o Paraná. No Litoral, há um alerta de condição de mar mais agitado, inclusive com condições para ressaca em algumas praias no fim de semana.

No Norte, os termômetros ficam na casa dos 15° C. Em Foz do Iguaçu, podem ficar abaixo de 10° C. E Guarapuava, na região central do estado, pode conviver com 5° C nos próximos dias.

Finados chuvoso


“Para variar, Finados chove”, resume Jacobsen. Segundo o Simepar, a chuva deve voltar à Curitiba na quarta-feira (2) da semana que vem, durante o feriado. Em todo o Sul, o tempo começa a mudar já na terça-feira (1.°), com novas pancadas mais fortes. “A virada será na terça para quarta-feira. No Sul como um todo vai chover. No Paraná, chove mais na quarta-feira. Finados sempre chove”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook