quarta-feira, março 02, 2016

Conflito Indígena - 50 pessoas são expulsas da Aldeia de Palmas no Paraná


Clima de conflito marcou as últimas horas na Terra Indígena Kaigang de Palmas, sul do Paraná. Durante a madrugada, 15 famílias foram expulsas da aldeia, casas e veículos foram queimados. De acordo com denunciantes, o motivo foi a troca de liderança.

O Cacique se defende dizendo que o grupo expulso não quer aceitar as regras da comunidade. A denúncia do morador, Jovelino Vieira dos Santos, é de que após a troca de cacique há um mês, começaram os desentendimentos entre os grupos que não aceitam a nova liderança.

O morador disse que entre a noite de segunda-feira (01) e madrugada de terça-feira (02), um grupo de indígenas ligados à nova liderança e o próprio cacique chegaram armados, expulsaram os oponentes do local e atearam fogo em três residenciais e em três veículos que estavam próximos, dois Gols e um Pampa. Segundo ele, tiros foram disparados para pressionar a saída do local.

50 pessoas foram expulsas da aldeia apenas com a roupa do corpo, incluindo 15 crianças.

A Polícia Militar esteve no local e fez Boletim de Ocorrência com as denúncias. O cacique, Claudiomiro André, negou ter participado do conflito e diz não ter armas de fogo. Ele acusou os próprios moradores de terem queimado as casas e automóveis. O Cacique deixou claro que enquanto estiver na liderança as famílias não poderão voltar.

Nos próximos dias, um Conselho de Caciques deverá estar na aldeia resolver o impasse

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE