terça-feira, março 29, 2016

Bispos não querem mais a venda de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

Bispos que participaram da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB, realizada em Guarapuava. de 14 a 16 de março, voltaram a orientar e incentivar a abolição de forma definitiva do consumo de álcool nas festas de igreja, almoços e festejos com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção das paróquias. 

Em 2014, já havia sido elaborado um documento pedindo que se "iniciasse uma caminhada de conscientização de nossas comunidades, a fim de que fossem extintas as bebidas alcoólicas dos eventos". Dom Mauro Aparecido dos Santos, presidente Regional Sul 2 da CNBB, ressaltou que a iniciativa já vem dando certo em algumas comunidades do Paraná. "Nós estamos exortando a todos a seguirem os ensinamentos, porque muitas que já fizeram experiências o resultado financeiro foi até melhor que aquele com bebida alcoólica.

" No documento de 2014 é enfatizado que a Igreja no Brasil, e no Paraná inclusive, está num processo de implementação e fortalecimento do dízimo como meio de sustento das comunidades. "Recordamos ainda que a Pastoral da Sobriedade é um dos importantes objetivos da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil."

 O padre Sércio Catafesta, da Pároquia Nossa Senhora de Fátima, de Guarapuava, que foi um dos primeiros a implantar festas sem bebida alcoólica, afirma: "Não foi fácil pra gente implantar um projeto de vida que culturalmente ainda é difícil de colocar no coração e na mente das pessoas. 

Na época eu cursava o curso de Direito quando cheguei na paróquia Nossa Senhora de Fátima e, olhando assim os presídios lotados de gente e grande parte das pessoas que lá estavam presas, eu conversei com muitas pessoas que cometeram homicídio em festa de igreja, tiraram a vida de pai, mãe de família e de jovens, outras pessoas em festa de igreja, motivado pela droga que se chama álcool. 

 Algumas adotaram, outras não. "Há casos em que o resultado financeiro é maior do que quando há venda de bebida." Segundo ele, os excessos com bebida alcoólica têm produzido tragédias sucessivas na região, com muitos jovens perdendo a vida em acidentes de trânsito ou através de homicídios.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul