terça-feira, março 29, 2016

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado Gilberto Ribeiro

Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) amanheceram batendo às portas de gabinetes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta terça-feira (29). Desde as primeiras horas do dia, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e o principal alvo da ação é o deputado Gilberto Ribeiro (PRB).

Segundo o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos a pedido da procuradoria de Justiça. "A suspeita é de que haja um desvio do dinheiro de salário dos funcionários", explicou a Tribuna do Paraná.

O trabalho do Gaeco não é exatamente uma operação, mas apenas cumprimentos dos mandados de busca e apreensão. Além do gabinete de Gilberto Ribeiro, outro local na Alep, que não foi informado pelo Gaeco, e duas residências, também foram vistoriados.

O objetivo da ação foi apreender documentos, computadores e comprovantes bancários. De acordo com Batisti, apesar de haver a suspeita, nada ainda está provado. “Por isso foi solicitado o mandado de busca e apreensão, para apurar a suspeita da investigação. É importante ter cuidado”, alertou.

Desvio de salários


No ano passado, uma matéria da Gazeta do Povo denunciava que duas ex-funcionárias do deputado estadual o acusam de reter parte do salário de pessoas que trabalham no gabinete dele na Alep. Em depoimento ao Ministério Público Estadual (MP), uma delas admitiu que devolvia diretamente a Gilberto Ribeiro mais da metade da remuneração mensal.

A funcionária autorizou a quebra do próprio sigilo bancário para comprovar a suposta irregularidade. Do salário líquido de R$ 5,4 mil recebidos por ela, conforme dados do Portal da Transparência, a mulher declarou que ficava com R$ 2,2 mil. O restante era sacado no caixa eletrônico e devolvido ao próprio Gilberto Ribeiro. O parlamentar nega a acusação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul