quinta-feira, março 17, 2011

Senado aprova CPI para investigar tráfico de pessoas


O Senado aprovou nesta quarta-feira a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Humano para investigar tanto casos nacionais como internacionais envolvendo brasileiros. O objetivo dos trabalhos é analisar consequências, rotas e responsáveis entre os anos de 2003 e 2011, segundo a Agência Senado.

Ela afirmou que o tráfico de pessoas é uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo, que movimenta cerca de US$ 30 bilhões anuais. "Apesar dos referidos protocolos internacionais, o Brasil não tem envidado esforços de forma eficaz para coibir o tráfico de seres humanos", disse. Marinor apontou ainda dados da Polícia Federal que indicam o Estado de Goiás como líder no ranking nacional de tráfico de pessoas, seguido de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A autora da CPI, senadora Marinor Brito (Psol-PA), disse que o País é signatário da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e de um protocolo adicional à convenção que trata especificamente da prevenção, repressão e punição do tráfico de pessoas.

A iniciativa recebeu 28 assinaturas de apoio dos senadores. Se elas não forem retiradas até a meia noite de hoje, a investigação deverá durar 120 dias - prazo que pode ser prorrogado. O colegiado, composto por sete senadores titulares e cinco suplentes, terá orçamento de até R$ 200 mil. A presidente da 1ª sessão e 1ª vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), disse que os representantes serão nomeados pela Presidência da Casa depois das respectivas indicações das lideranças partidárias.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul