segunda-feira, março 21, 2011

Acidente mata dois turistas americanos nas cataratas do Iguaçu

Embarcação virou próximo da segunda queda mais forte do conjunto de cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, que abrange as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro, confirmou duas mortes em um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira no lado argentino das quedas d'água. As vítimas foram identificadas como Phillip Muro Vert, 70 anos, e Laura Evert, 20 anos. os dois eram americanos.

Um barco da empresa argentina Iguazu Jungle Explorer, que faz o passeio nas Cataratas, virou próximo da queda de San Martin, a segunda mais forte do conjunto - perdendo apenas para a Garganta do Diabo. O local tem forte correnteza. Ainda não se sabe os motivos do acidente.

De acordo com o parque, o piloto do barco teve um infarto e foi encaminhado para um hospital de Foz do Iguaçu (PR). Os outros passageiros ficaram feridos. O Parque Nacional havia informado no início da tarde que uma pessoa estava desaparecida após o acidente, o que foi desmentido pela Capitania Fluvial do Rio Paraná, da Marinha brasileira. Segundo o órgão, se houvesse um desaparecimento, as equipes de busca permaneceriam no local, o que não aconteceu.

O acidente ocorreu por volta das 11h, quando sete passageiros mais o piloto ocupavam o barco. Os sobreviventes, que usavam colete salva-vidas, nadaram até pedras próximas da queda e aguardaram o resgate. O Parque Nacional do Iguaçu informou que não é possível confirmar a nacionalidade dos outros ocupantes da embarcação.

Além da Marinha da Argentina, auxiliaram nas buscas e no salvamento equipes das concessionárias brasileiras de passeios de barco e do próprio Parque Nacional do Iguaçu. Foram utilizados barcos, botes, rapel e até helicópteros na operação de resgate, que durou cerca de duas horas.

A Capitania do Rio Paraná informou que toda a investigação do acidente ficará sob responsabilidade do órgão argentino equivalente à Marinha.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul