Pular para o conteúdo principal

Obama chega ao Brasil para visita de dois dias

Obama e família desembarcando no Brasil.

Barack Obama, o 44° presidente dos Estados Unidos, é o 10° chefe de Estado americano a visitar o Brasil, segundo dados do Itamaraty. Ele chegou neste sábado em Brasília, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, além de ministros e empresários. No dia seguinte, viaja cedo para o Rio de Janeiro e deve ter agenda mais popular em relação ao dia anterior, reunindo interesses culturais e sociais.

Segundo o Itamaraty, o primeiro mandatário americano a visitar o País foi Herbert Hoover, em 1928, no Rio de Janeiro, durante o governo de Washington Luís. A vinda fez parte de uma "visita de boa vizinhança" pela América Latina, que incluiu países como Cuba, El Salvador, Honduras, Chile, Argentina e Uruguai.

Oito anos mais tarde, em 1936, o presidente democrata Franklin Delano Roosevelt fez uma visita a Getúlio Vargas e ao Rio de Janeiro, então capital brasileira. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele esteve outras duas vezes em solo brasileiro, mas apenas de "passagem". As cidades foram Natal (RN) e Belém (PA).

Harry Truman realizou o primeiro encontro com um presidente brasileiro no pós-guerra, em 1947, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o chefe do Executivo brasileiro era o marechal Eurico Gaspar Dutra.

Em 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, Dwight Eisenhower foi o primeiro presidente americano a conhecer Brasília e a pisar em São Paulo. Assim como seus antecessores, ele também esteve no Rio de Janeiro. O político foi o último presidente dos Estados Unidos a realizar uma visita oficial antes da ditadura militar (1964-1985).

Em seguida, passaram 18 anos até que um chefe de Estado americano estivesse em terras brasileiras: Jimmy Carter, em 1978, durante o mandato de Ernesto Geisel. Em seu roteiro, estavam as capitais Brasília e Rio de Janeiro.

No final da ditadura, em 1982, no governo de João Figueiredo, o ator e republicano Ronald Reagan esteve em Brasília e São Paulo.

O republicano George Bush (pai) esteve duas vezes no País. A primeira ocorreu em 1990, em Brasília, quando Fernando Collor era presidente. A segunda foi para a Eco 92, que também ficou conhecida como Cúpula da Terra ou Rio 92. Na ocasião, líderes de diversas nações debateram questões relativas ao desenvolvimento sustentável.

O democrata Bill Clinton seguiu o roteiro de Eisenhower e visitou Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo em 1997. A vinda aconteceu durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

As vindas mais recentes de presidentes dos Estados Unidos foram as de George Bush (filho). A primeira, em 2005, em Brasília. A última foi em São Paulo, em 2007. Ambas ocorreram durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva

Ao longo de mais de 80 anos de visitas de presidentes americanos ao Brasil, o destino preferido foi a ex-capital federal Rio de Janeiro, com sete vindas. Em seguida, aparecem a atual capital, Brasília, com seis chegadas, São Paulo, com quatro, Natal e Belém, com uma cada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook