quinta-feira, março 17, 2011

Paraná decreta estado de calamidade pública no litoral

Chuva derrubou pontes e bloqueou rodovias nas regiões de Antonina e Morretes, no Paraná

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), decretou, no final da manhã deste terça-feira, estado de calamidade pública para os municípios de Morretes e Antonina, ambos situados no litoral paranaense. A medida foi adotada para agilizar a liberação de recursos para atendimentos emergenciais nas duas cidades.

Decretado o estado de calamidade pública, a contratação de serviços pode ocorrer sem a necessidade de abertura de licitações, o que facilita a realização das obras de recuperação e outras medidas necessárias para atender a população atingida pelas chuvas do final de semana, quando Richa instalou um gabinete de emergência integrado por representantes de várias áreas do governo para acelerar a tomada de decisões. "Neste momento o atendimento às vítimas das chuvas é a prioridade do governo", afirmou.

Equipes da Secretaria da Saúde, da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Secretaria da Família, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Minerais do Paraná (Mineropar) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), entre outras secretarias e órgãos do governo, atuam no litoral para minimizar riscos, restaurar a infraestrutura e prestar atendimento às famílias desabrigadas e desalojadas.

Segundo o último boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 18h, o Estado contabilizava 2.487 desabrigados e 14.363 desalojados. O total de pessoas atingidas pela chuva subiu para 30.968.

Ciclone mantém mar agitado
Ventos fortes atingem o litoral paranaense, associados a um ciclone posicionado sobre o Oceano Atlântico, na altura do litoral carioca, que deixa o mar agitado. Desde a noite de segunda-feira há registro de ressaca no litoral paranaense. Na praia central de Matinhos, as ondas atingiram os restaurantes que ficam no calçadão.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul