Pular para o conteúdo principal

Íris Simões é barrado pelo Ficha Limpa

O candidato a deputado federal Íris Simões (PR) teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tendo como base a lei complementar 135/2010, a lei da Ficha Limpa. O pedido foi indeferido por maioria de votos, sendo que o único dos seis votos contrários foi o do juiz Renato Cardoso de Almeida Andrade.

Com o julgamento de Simões, na sessão de ontem, já são nove os candidatos paranaenses barrados por causa da lei que proíbe a candidatura de pessoas condenadas por órgãos colegiados da Justiça. No caso de Simões, ele já havia tido seu registro cassado por abuso do poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social, assim como aconteceu com o ex-deputado estadual Geraldo Cartário (PDT). A condenação previa que o candidato ficasse inelegível por um período de três anos, de 2006 a 2009. No entanto, a Lei Ficha Limpa amplia esse tempo para oito anos nos casos de inelegibilidade motivada por condenação por abuso de poder econômico ou político.

Outro candidato que ontem teve seu pedido de registro indeferido pelo TRE-PR foi Irineu Rodrigues Ribeiro (PV), que tenta uma vaga para deputado estadual. Funcionário do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ribeiro não se desincompatibilizou do cargo no tempo previsto, com antecedência de seis meses para o dia das eleições.

A ex-prefeita de Colombo e deputada estadual Izabete Cristina Pavin, a Beti Pavin (PMDB), teve seu pedido de candidatura aceito pelo TRE-PR, por quatro votos a dois. Havia um pedido de impugnação da sua candidatura por supostas irregularidades quando ela estava a frente da prefeitura de Colombo.

O TRE-PR está na fase final de julgamento dos pedidos de candidatura, que está sendo feito junto com o julgamento de propagandas eleitorais irregulares, por exemplo. Restam menos de 30 registros para que esse trabalho acabe. O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral se encerrou no último dia 5.

Todos os candidatos a governador já tiveram suas candidaturas deferidas, assim como os candidatos a vice. Além de alguns candidatos a deputado estadual e deputado federal, entre os senadores falta a homologação de Ricardo Barros (PP), que tem uma notícia de inelegibilidade para ser julgada.

Do total de 640 pedidos de registro para deputado estadual, quatro foram barrados pelo Ficha Limpa: Alessandro Meneguel (DEM); Antônio Belinati (PP); Erivan Passos da Silva (PRTB) e Padre Luizinho (PSB), além de outros quatro barrados entre os 337 pedidos de registro para deputado federal: Antônio Ricardo dos Santos (PP); Carlos Roberto Scarpelini (PP), Nilton Servo (PRB) e Geraldo Cartário (PDT).

Após a decisão do TRE-PR, os candidatos têm três dias a partir da publicação do acórdão para apresentar defesa. A todos cabe recurso junto ao TSE e os candidatos podem continuar fazendo campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook