Pular para o conteúdo principal

Fruet recebe pauta de reivindicações e apoio de músicos


Autor do projeto da lei do acervo musical brasileiro, Gustavo Fruet reuniu-se com músicos de bandas e orquestras paranaenses

O candidato a senador Gustavo Fruet recebeu, nesta segunda-feira (23), uma pauta de reivindicações dos músicos paranaenses. O almoço na Sociedade Bacacheri, em Curitiba, reuniu representantes das orquestras da Polícia Militar, Sinfônica do Paraná e da Banda Lyra.

Os candidatos a vice-governador Flávio Arns (PSDB), a deputado federal Rubens Bueno (PPS) e a deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) também compareceram ao evento.

De acordo com o ex-presidente e conselheiro da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica, Carlos Domingues, a categoria tem sido desprestigiada pelo grupo que administrou o Estado nos últimos sete anos. “A Copel, por exemplo, tem cerca de R$ 8 milhões por trimestre para investir em cultura, mas os recursos foram concentrados apenas no Museu Oscar Niemeyer, quando poderiam ser divididos com apoio a outras áreas culturais”, explicou.

Entre as principais queixas dos músicos está a falta de uma lei estadual de incentivo à cultura – o Paraná é o único estado que não possui - , a nomeação de pessoas sem experiência na área para dirigir a Secretaria de Estado da Cultura, a falta de espaço reservado especificamente para o trabalho da orquestra e o sucateamento dos instrumentos musicais.

Domingues garante que Fruet é uma esperança de resgate da cultura paranaense no Senado. “O Gustavo pode nos ajudar lutando pela equalização da lei nacional de incentivo à cultura que hoje atende quase que somente os projetos de São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais. Também pode cobrar investimentos, e que o governador escolha as pessoas certas para cuidar da nossa área. Tenho acompanhado o trabalho do Gustavo como deputado e não há dúvida de que como senador vai brigar pela cultura”, afirmou.

Fruet lembrou da importância da aprovação em Brasília da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que define percentual mínimo do orçamento de Estados e Municípios para investimento em cultura. “O Poder público tem obrigação de adotar medidas de incentivo à cultura, que é tão importante quanto a saúde, educação e segurança”, afirmou.

Acervo musical brasileiro – Fruet é autor do projeto da nova lei do acervo musical brasileiro que preserva para as próximas gerações a riqueza do música brasileira. Com a lei já sancionada pelo presidente da República, as gravadoras agora são obrigadas a enviar à Biblioteca Nacional dois exemplares e um arquivo digital de cada obra musical produzida no país.

Fruet também garantiu, por meio de emendas ao orçamento da União R$ 900.000,00 para investimento em cultura em municípios paranaenses.

Ele também defende alterações na Lei Rouanet para ampliar a participação da iniciativa privada no financiamento no financiamento cultural. Atualmente, 90% dos recursos aplicados pela Lei Rouanet saem dos cofres públicos. A lei, defende Gustavo, tem que ser um incentivo ao financiamento da cultura pelo setor privado, com mais recursos para o setor.

Assessoria de comunicação - Gustavo Fruet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook