sexta-feira, março 29, 2019

Ônibus Lilás estará atendendo as mulheres dia 03 de abril em Laranjeiras do Sul


Pelo segundo ano consecutivo, Laranjeiras do Sul será contemplada com atendimento do projeto “Ônibus Lilás”. O evento, que acontece no dia 3 de abril das 9h às 16h, no Parque do Lago, vai marcar o encerramento das atividades alusivas ao dia Internacional da Mulher no município, comemorado no dia 8 de março.

Equipado com salas fechadas para garantir privacidade, o ônibus lilás é um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. O atendimento no município vai disponibilizar psicóloga, assistente social, advogada, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente o acesso das mulheres em situação de violência a esses serviços.



Na área da saúde, teremos atendimento de Aferição da pressão, Hemoglicoteste, coleta de Papanicolau, Cálculo do IMC (índice de massa corporal), Avalição pulmonar, Spa das mãos, Hidratação da pele, orientação em saúde bucal, Massagem relaxantes e orientações acerca de violência contra mulher. É importante levar a carteirinha de vacina para verificar se as mulheres estão com a vacinação em dia.

O Projeto “Ônibus Lilás” é desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, que mantém a unidade móvel percorrendo todo o Estado. Em Laranjeiras do Sul, além da Secretaria de Assistência Social, são parceiras nestas atividades as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Esporte, Conselho de Mulher, CREAS, além do Governo do Estado e Faculdade Guairacá.

TIPOS DE VIOLÊNCIA


Agressão não é apenas aquela que deixa marcas. A violência física e o abuso sexual são mais evidentes, mas os outros tipos também causam sofrimento e podem ser punidos. A legislação condena violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul