quarta-feira, março 27, 2019

Laranjeiras do Sul:Prefeitura firma parceria com CEONC para realizar 800 exames do câncer de Próstata

A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul vai promover no mês de maio, um dia dedicado a saúde do homem. Em dois finais de semana, o Centro de Oncologia de Cascavel (CEONC), vai coletar 800 exames de PSA, Prevenção de Câncer de Próstata. A parceria foi firmada nesta semana, durante reunião envolvendo o Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari com os diretores do Centro, Paulo Ferri e Ivo Deolindo.  Profissionais da Secretaria de Saúde vão auxiliar a equipe do CEONC. O teste rápido difere do tradicional, pois é necessário apenas uma gota de sangue para detectar alguma alteração e, nesse caso, o homem será encaminhado para atendimento com um urologista. 

“Nós já temos uma grande parceria com o Hospital, que atende os pacientes com câncer todos os dias em Cascavel e disponibiliza o Dr. André Keijy Kajimura, especialista em oncologia, que atende aqui em Laranjeiras do Sul todas as quintas-feiras. Agora acertamos mais esta parceria entre CEOC/SEMUSA, com o oferecimento gratuito de 800 exames de Prevenção de câncer de próstata, aos homens de 40 anos acima”, afirmou o Scarpari.

Para participar desse dia, homens a partir de 40 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e deixar o nome e um número de telefone para contato. “Além da coleta do exame, estamos definindo também uma palestra somente para os homens com o Médico Urologista o Dr. Carlos Augusto Barreira. Depois é que iremos definir os dois finais de semana em que estaremos realizando o exame, que acontecerá na Unidade do Celeste, Unidade da Barão do Rio Branco e possivelmente no Presidente Vargas”, concluiu o secretário. 

O exame de PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral. É solicitado para que sejam avaliadas as condições da glândula, já que doenças naturais como hiperplasia pelo envelhecimento do homem, assim como o câncer da próstata. 


PARA QUE SERVE O EXAME DE PSA
-Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal. Aliás, o toque retal, não seria indicado para o rastreamento inicial do câncer de próstata, mas é frequentemente pedido por ser rápido e barato. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul