domingo, março 31, 2019

Em entrevista para Rio Bonito FM, secretária de Saúde convoca população a combater a Dengue e a Febre Amarela


Em entrevista para Rio Bonito FM, secretária de Saúde convoca população a combater a Dengue e a Febre Amarela

Mutirão para combater os focos do mosquito será feito no próximo dia 9 de abril

A secretária de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha), acompanhada do coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), João Paulo Kailer, estiveram na tarde desta sexta-feira, 29, na rádio Rio Bonito FM orientando a população como combater os focos do mosquito aedes aegypti.

Rio Bonito está com índice bastante alto (2,40%) do mosquito onde o preconizado é abaixo de 1%, e assim evitaria o risco de epidemias.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) todo dia 9 de cada mês fazem visitas aos moradores da cidade orientando que eliminem os criadores do mosquito e só assim evita a doença. No próximo dia 9 de abril será feito um grande mutirão para a limpeza e eliminação de criadouros.

Estarão envolvidas nesta grande ação todas as secretarias do Governo Municipal e juntamente com as agentes e funcionários da Saúde, estarão passando por toda a cidade recolhendo lixos e entulhos.

O servidor responsável pela jardinagem da cidade, o senhor Olavo Peixoto, já está em ação com sua equipe fazendo a limpeza de terrenos baldios.

Febre Amarela

Na entrevista concedida pela secretária Neguinha, também foi abordado sobre a Febre Amarela que também está em situação de alerta no Paraná. Recentemente houve um óbito de um macaco no Estado com os sintomas da doença.

Neste sábado, 30 de março, haverá o campeonato de Pesca Esportiva no Alagado e a secretária informa que ela pessoalmente junto com as equipes de enfermagem estarão fazendo estratégia de vacinação. Cerca de 300 pessoas participarão do evento.

A secretária Neguinha ainda falou sobre a importância de se tomar a vacina. “Quem não tomou nenhuma dose, deve procurar a unidade mais próxima porque Rio Bonito tem bastante pessoas flutuantes e o nosso município é mais região de interior”, aponta a secretária.

Conferência Municipal de Saúde

Ao final da entrevista, a secretária Neguinha aproveitou para convidar a população a participar da Conferência Municipal de Saúde que será no próximo dia 4 de abril a partir das 8h e encerramento às 16h.

Serão abordados temas como: democracia e saúde, saúde como direito, consolidação e direitos do SUS e terá como palestrante o procurador jurídico do município, o advogado Dr. Ricardo Corso.

Haverá também uma palestra com o psicólogo Dr. Eduardo Bernardo Nogueira, sobre saúde mental. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que toda a população participe da conferência e das demais ações de prevenção.

Assessoria Comunicação RBI

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul