terça-feira, março 29, 2016

Pinhão - Confirmado primeiro caso de dengue no Município


Foi confirmado nessa segunda feira (28) o primeiro caso de dengue em Pinhão. A confirmação foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde. O caso foi registrado na localidade de Santa Maria, no interior do município. Em 2016 foram notificados três casos suspeitos da doença, um negativo e outro positivo.

 De acordo com a enfermeira Ana Lurdes Charnoski a pessoa não saiu da cidade nos últimos 45 dias, ou seja, não foi contaminada fora do município. "Realizamos avaliação e uma varredura em um raio de 400 metros próximo a residência do paciente e não foi encontrado nada. O mosquito pode voar até um quilometro, então provavelmente pode estar mais distante do local em que mora”, explica Ana.

Segundo o secretário de Saúde Adaor Caldas o trabalho das agentes de endemias será mais intenso, contando com o auxílio das agentes comunitárias de saúde e demais secretarias municipais para visitar e vistoriar os terrenos para combater os possíveis focos do mosquito. “A falta de cuidados da população em limpar seus lotes e não deixar lixo acumulado é um dos maiores problemas. 

Há vários meses estamos realizando arrastões, campanhas de conscientização, mas infelizmente ainda há pessoas que não entenderam a gravidade" destaca o secretário pedindo para que a população fique alerta. O paciente com dengue esta em casa e fez todo o procedimento necessário, sendo acompanhado pela secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul