segunda-feira, novembro 24, 2014

Guarapuava:Dia da Consciência Negra é celebrado com o evento “Nosso Dia... Nossa Voz!”

Para celebrar o Dia da Consciência Negra em Guarapuava, comemorado na última quinta-feira (20), foi celebrado com o evento “Nosso dia... Nossa voz!”, organizado pela Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha Fundão e pelo Núcleo Assentamento e Associação Heliodoro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava, Pastoral Afro-brasileira e a Diocese de Guarapuava. A celebração contou com a presença da vice-prefeita Eva Schran e de vereadores da Câmara Municipal, que prestigiaram e acompanharam toda a programação e atividades. "A Prefeitura de Guarapuava apóia todos os eventos que venham para somar à cultura e valorização das tradições do nosso município. Sabemos da importância dos quilombolas na história de nossa cidade e esse evento representa a valorização do nosso povo e da nossa cultura, comenta Eva Schran.
Além das apresentações ministradas pela comunidade, foi preparada uma programação para discutir o assunto, com temas como: Histórico da comunidade, momento de reflexão crítica, momento cultural, exposição de fotos e o encerramento, que contou com uma confraternização e café da manhã tradicional. Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu na Colônia Socorro, em Entre Rios, sendo organizado pelos Quilombolas. De acordo com o presidente da Comunidade Quilombola, Divonzir Manoel Santos, o Dia da Consciência Negra  não é apenas comemorativo, mas também serve como uma data para reflexão. “Essa data não é um feriado, é na verdade um dia para nós trabalharmos perante à sociedade, impactando e mostrando que estamos realmente aqui”, afirma o presidente.
O evento “Nosso dia... Nossa voz!”, também foi cenário para a entrega de uma carta de compromisso do poder público com a comunidade Quilombola. A carta, com reivindicações, contou com a assinatura dos representantes da Câmara Municipal e da vice-prefeita Eva Schran, que declarou seu comprometimento com a ação. “Esse documento, que está sendo assinado pelos vereadores que aqui estão presentes, já é uma força muito maior para que nós possamos chegar junto à administração municipal. Eu sou parceira e vou estar junto, porque todas as comunidades precisam ter um espaço para que possam desenvolver suas atividades e ter mais visibilidade em Guarapuava”, declara.
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul