quarta-feira, março 16, 2011

Governo Federal não vai liberar recursos necessários para socorrer litoral paranaense

Governador do Paraná, Beto Richa, e minitro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho,analisam documentos com dados sobre estragos provocados pelas chuvas.(Foto: Agência Estadual de Notícias)

Após ver de perto os estragos causados pelas fortes chuvas do Paraná, nesta quarta-feira (16), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, afirmou que o recurso para a reconstrução das cidades atingidas por fortes chuvas, deve sair na da próxima semana. O governo estadual pediu que a ajuda fosse de R$ 87.973 milhões. O ministro garantiu uma ajuda financeira, mas afirmou que certamente não será possível repassar todo o valor solicitado.

A resposta deve ser dada na próxima segunda-feira (21). “Nós vamos analisar todas as prioridades elencadas para que a gente possa definir uma ajuda que possa ser relevante”, declarou o ministro Coelho. O governo estadual também vai destinar verbas para as cidades.
Na estrada principal da Colônia Santa Cruz,
em Paranaguá, é impossível trafegar.
(Foto: Prefeitura Paranaguá/ Divulgação)


Desde quinta-feira (10), a Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, sofre com os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região. Foram enxurradas, alagamentos e desmoronamentos de terra. Em algumas cidades, as estruturas urbanas ficaram danificadas, inclusive, o abastecimento de água foi interrompido. As cidades mais atingidas foram Antonina, com duas mortes, e Morretes onde uma pessoa morreu. O número de desabrigadas nas cidades passa de dois mil e o governador do Paraná, Beto Richa, decretou na terça-feira (15), estado de calamidade pública.

Em Paranaguá, onde 150 moradores estão desabrigados, o prefeito José Baka Filho decretou situação de emergência na sexta-feira (11). As pessoas atingidas pelas chuvas estão em abrigos cedidos pelas prefeituras. Na terça-feira (15), os prefeitos de Antonina, Morretes e Paranaguá foram a Brasília e se reuniram com o ministro Coelho, deputados federais, a senadora Gleisi Hoffmann e representantes do governo estadual. Em entrevista ao G1, os prefeitos disseram que existe vontade política para que as cidades atingidas sejam reconstruídas rapidamente.

O recurso vindo do governo federal será centralizado no estadual, para então, chegar às prefeituras. O governador Beto Richa afirmou que a verba será destinada as cidades de Antonina, Morretes, Paranaguá e uma grande comunidade de Guaratuba e que será utilizada para obras de reconstrução de estradas rurais, edificações, pontes, construção de casas e pavimentação asfáltica. “Atender o litoral é a prioridade do Paraná hoje”, afirmou o governador.

Segundo Richa, o governo estadual procurou o ministro das Cidades, Mário Sílvio Mendes Negromonte, para que parte do Programa Minha Casa Minha Vida atenda a população das cidades atingidas no Paraná. O ministro Coelho afirmou que, por orientação da presidente Dilma Rousseff, esta medida será adotada.

ENQUANTO ISSO ,O GOVERNO FEDERAL AUTORIZA:

A cantora Maria Bethânia conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,3 milhão e criar um blog http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/03/cantora-maria-bethania-conseguiu.html



Isso é o Brasil!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul