Pular para o conteúdo principal

A indignação do Educador

Livro importado que foi rasgado por aluna em que a professora Elvira emprestou para ser tirado cópias

Texto publicado na edição da última sexta-feira (24/09/2010) no Jornal Correio do Povo do Paraná de 24/09 a 28/09
Ano 19. Edição 1133.


Utilizo este espaço para colocar minha indignação e dor perante a nossa realidade como educadora nas escolas públicas do Paraná, ou talvez em várias cidades do nosso Estado. Não contendo mais a minha revolta de tudo que estamos passando e como não temos ninguém por nós professores que não sabendo a quem apelar, eu como professora me coloco perante a justiça social e à própria sociedade pedindo auxílio, opiniões ou medidas (talvez qual medida?) dignas de defender ou se colocando do lado do educador tão humilhado por todos.

Por um lado os pais que não colaboram com a educação dos filhos, estes muitos adolescentes, sabendo todos os direitos que têm, abusam gritando, ofendendo com palavras de baixo calão e de diversas outras maneiras o seu mestre em sala-de-aula, de chegar ao ponto de que o aluno(a) rasgue o livro de propriedade do professor que emprestou para que tirasse cópias para fazer os exercícios, e ainda debochadamente diz que não teve culpa e que “paga”, sem a mínima consideração de pedir desculpas humildemente.

Tem valores que dinheiro não paga o valor de um livro, a exemplo deste fato uma peça única comprada no exterior, pois é para ensino de língua estrangeira e de difícil aquisição. Sou professora de espanhol com anos de profundos estudos; trabalho com dignidade e coerência dentro de uma boa filosofia de vida.

Com meus 24 anos de magistério vejo que cada vez mais os jovens, principalmente adolescentes estão atrevidos, extremamente mal educados que vão as escolas simplesmente porque os pais os obrigam, sem nenhuma orientação. Hoje os valores de respeito e dignidade simplesmente desapareceram para muitos pais e consequentemente reflete nos filhos.

Quando nós educadores exigimos respeito, responsabilidade e humildade dos alunos recebemos em troca palavras ásperas com berros e eles chegam em suas casas e distorcem as situações aos seus pais, o que causa constrangimento, revolta e sofrimento aos pais e professores. Muitos desses adolescentes que sabe que pela lei não lhes passará punições, se tornam mentirosos e agressivos. Os conselhos dos pais que são preocupados com a educação de seus filhos e dos professores não lhes entram na cabeça.

Aqui vai meus questionamentos: O que fazer? Ignorar a tudo e consequentemente colaborar involuntariamente com a delinqüência infantil? Que futuro daremos aos nossos filhos e netos? Ou talvez procurar outra profissão e que o papel de educador fica para os robôs num futuro não tão distante, já que a tecnologia se expande a cada dia... Ou sejamos comandados pelos burocratas e deixar tudo a mercê do consentimento dos pais acomodados e de filhos sem educação?

É assim que vamos formar cidadãos conscientes ou futuros delinqüentes? Questiono além dos pais e colegas professores, os governantes, os promotores, juízes e toda a sociedade civil organizada íntegra e descente.

Profa. Elvira Benitez Silva – Professora há 24 anos da Rede Pública de Ensino em Laranjeiras do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook