quinta-feira, novembro 05, 2015

Quedas do Iguaçu - Tribunal de Contas aponta problemas com diárias na Casa de Leis


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está colhendo os primeiros resultados da utilização do Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar). O programa, desenvolvido pelos próprios técnicos do órgão, permite a identificação, online e em tempo real, de falhas na administração das contas públicas. "Isso provoca um constrangimento ao gestor, evitando a atuação de outras instituições porque o desvio de rota é corrigido previamente", explica o presidente da corte, conselheiro Ivan Bonilha.

A declaração foi dada em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (4), na sede do Tribunal, em Curitiba. Este trabalho já vem possibilitando que o TCE identifique falhas e irregularidades e, mais do que punir, passe a ter uma ação educativa na gestão pública. O trabalho já permitiu a identificação de problemas no pagamento de diárias em câmaras e prefeituras municipais e verificação de irregularidades na utilização de combustíveis pelas frotas.

Atualmente, a ferramenta é empregada na fiscalização do pagamento injustificado, com juros, de despesas realizadas pelas entidades e a contratação de shows sem o devido procedimento licitatório.

Diárias
No caso das diárias, estão sendo analisados procedimentos em 48 entidades, sendo que até o momento as Câmaras já foram confirmadas irregularidades na emissão dessas despesas. As falhas cometidas permitiram ao Tribunal exigir a devolução de cerca de R$ 470 mil. Foram identificados problemas nas Câmaras Municipais de Guaratuba, Andirá, Assaí, Mamborê, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Quarto Centenário, Quedas do Iguaçu, Turvo, Vitorino e Assaí

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE