segunda-feira, novembro 30, 2015

Presos fazem buraco em cela e fogem de cadeia no oeste do Paraná

Presos fugiram da cadeia pública de Medianeira, no oeste do Paraná, na madrugada deste domingo (29). Segundo a polícia, eles cavaram um buraco de sete metros dentro da cela, acesso o terreno vizinho por volta das 3h. A contagem apontou que 18 presos conseguiram escapar.

Interdição
No dia 17 de novembro, a Justiça determinou a interdição da carceragem da delegacia da Polícia Civil de Medianeira. Com a interdição, a cadeia ficou proibida de receber mais presos, e os detentos já condenados devem ser transferidos para unidades penitenciárias em até 90 dias.

A ordem foi baseada em ação movida pelo Ministério Público (MP-PR), que em fevereiro pediu a análise das condições do local. A cadeia com capacidade para 27 abrigava mais de 150 presos quando a determinação foi expedida.

Conforme o levantamento, a situação da cadeia pública é considerada degradante. Além do risco de fuga, a análise mostrou problemas como superlotação, falta de estrutura, de servidores e de um plano de segurança contra incêndios, ausência de tratamento médico aos detentos, e armamentos insuficientes para garantir a segurança no local.

A delegacia informou que aguarda determinação do Departamento Penitenciário para fazer as transferências.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul