As cidades de Maringá e Sarandi, no norte do estado, foram atingidas por uma forte tempestade na tarde desta segunda-feira (23). Às duas horas da tarde, o Simepar registrou ventos de 80km/h. Segundo os bombeiros que atendem a região, a situação de Sarandi é a mais crítica, com cinco bairros atingidos. Cerca de 40 casas foram destelhadas e várias árvores caíram sobre residências, carros e vias públicas. Já em Maringá, não há registro de destelhamentos, mas 22 quedas de árvores.
O Centro e a Vila Operária foram os bairros mais atingidos. Até este momento, nenhuma informação de feridos foi repassada às equipes que prestam atendimento à população. Na região oeste do Paraná, a cidade de Marechal Candido Rondon decretou nesta segunda situação de emergência por causa do tornado que atingiu a cidade na semana passada.
Pelo menos 1700 imóveis foram atingidos e 4 mil árvores foram danificadas. Com a assinatura do decreto, os trabalhadores com direito a FGTS vão poder antecipar o saque do benefício para usar em reforma de imóveis. Também hoje, a cidade de Querência do Norte decretou estado de calamidade pública e os municípios de Colorado e Tapejara decretaram situação de emergência.
Segundo o capitão Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil estadual, um dos locais com mais problemas é a cidade de Laranjeiras do Sul, no centro oeste.
Comentários