Pular para o conteúdo principal

Catanduvas - A REVOLUÇÃO ESQUECIDA O DESFECHO DE CATANDUVAS

O documentário sobre a revolução de 1924 produzido em parceria entre o município de Catanduvas a UNIPAR (curso de história) e a Universal Filmes foi exibido  no anfiteatro da Universidade paranaense "Estudantes e comunidade terão a oportunidade de conhecer a história de uma revolução que aconteceu aqui em Catanduvas e que ainda é pouco conhecida". Salienta a prefeita Noemi, que prestigiou o evento.

A exibição foi uma pré-estreia, segundo o professor Fausto Irschlinger, coordenador do curso de história da UNIPAR que juntamente com o professor Leodefane Bispo da Silva escreveram o roteiro do documentário, com a colaboração do historiador Adelar Paganini " A Revolução de 1924, omitida por muitos motivos, consta em vários livros publicados como um capítulo do “Tenentismo”, iniciado dois anos antes.

Sua importância não teve o devido reconhecimento, já que representou um período sangrento que iniciou na cidade de são Paulo e se estendeu para o interior do Paraná, onde a cidade de Catanduvas, protagonizou o conflito entre as tropas legalistas do governo vigente de Arthur Bernardes e os revoltosos". Conta o professor Fausto.

O documentário traz ainda narrativa de moradores de Catanduvas e região que contam a história segundo seus antepassados " A cidade de Catanduvas se torna o centro da luta entre rebeldes e legalistas, são construídas inúmeras trincheiras para combate que se torna duro e desumano, são improvisadas enfermarias e, um cemitério para enterrar as vítimas". Narra o professor Leodefane.
Em fevereiro de 2016 o documentário "A REVOLUÇÃO ESQUECIDA O DESFECHO DE CATANDUVAS" devera ser lançado simultaneamente em todo o estado do Paraná e a UNIPAR busca parcerias para exibição em TV aberta para todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.