quinta-feira, novembro 17, 2011

Mulheres do Paraná tem menos filhos do que há 10 anos atrás

Dados do Censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (16), mostram que a mulher paranaense tem, em média, 1,7 filho. O número é menor do que o registrado no último Censo no qual se verificou que cada mulher tinha em média 1,9 filho.
“Hoje a gente tem que se planejar para dar um futuro melhor para a criança”, afirmou a analista administrativa Luciane Pereira que tem um filho.
Ao se considerar que as mulheres no Paraná são maioria e representam mais de 5,3 milhões de pessoa, a diferença de 0,2 na média ganha destaque. De acordo com o sociólogo Lindomar Boneti é uma tendência do modelo europeu de viver no qual as famílias são menores e planejadas.
Além da redução no número de filho, muitos paranaenses estão saindo do estado. Mais pessoas deixaram o Paraná em busca de novas oportunidades, principalmente, em Santa Catarina. Mas o aeroporto também tem sido a porta de saída em muitos casos. Os paranaenses saíram do estado e do Brasil.
Nos últimos cinco anos, quase 46 mil pessoas saíram do Paraná para estudar ou trabalhar fora do país. A maioria das regiões norte ou noroeste do estado. E o destino mais procurado são os Estados Unidos.
Aos 19 anos, a estudante Gabriela Fraiz mora em Curitiba, faz duas faculdades e tem planos bem definidos. Ela quer passar uma temporada exatamente nos Estados Unidos. “Eu quero aperfeiçoar meu inglês, fazer inglês, ter uma experiência nova e viver o modo de vida dos americanos”, explicou a estudante.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul