segunda-feira, agosto 29, 2011

ROSSONI COMENTA PROJETOS ENVIADOS PELO EXECUTIVO NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA

Foram lidas na sessão plenária desta segunda-feira (29) três mensagens do Poder Executivo. Uma delas concede reajuste salarial de 5,83% aos professores da rede estadual de ensino. As outras duas determinam a criação do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp-Pr) e o aumento do quadro da Polícia Civil.

O reajuste dos professores visa promover uma equiparação salarial no quadro da educação ao dos agentes profissionais do quadro próprio do Poder Executivo. Serão aplicados 3% retroativos ao mês de julho e outros 2,83% a partir do mês de outubro. A mensagem será votada na sessão desta terça-feira (30). O plenário poderá ser transformado em Comissão Geral, caso não haja tempo hábil para que a proposta seja analisada pelas comissões permanentes.

Da França, o deputado Valdir Rossoni comentou o projeto. “A equiparação era uma reivindicação antiga dos professores. É mais um compromisso do governador Beto Richa sendo cumprido”, disse.

Rossoni integra a comitiva do governador em viagem à Europa em busca de parcerias comerciais.

Segurança

A criação do Funesp-Pr será realizada através da unificação do Fundo Especial de Reequipamento Policial (FUNRESPOL), do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (FUNCB) e do Fundo de Modernização da Polícia Militar (FUMPM).

Segundo o governo, a criação do Fundo permitirá reforçar o orçamento da Secretaria da Segurança Pública, que gira em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano. Com o Funesp, o governo prevê financiar ações de segurança e buscar recursos junto a outros agentes de fomento no Brasil e exterior.

O aumento do número de policiais tem por objetivo acabar com a defasagem nos quadros da Polícia Civil. Serão inseridos ao efetivo, até o ano de 2014, 360 novos delegados de polícia, 600 escrivães, 1200 investigadores e 100 papiloscopista. Já no mês de setembro, a Polícia Civil realizará o chamamento de 670 novos investigadores, aprovados em concurso realizado em 2010, para o preenchimento de vagas existentes e que estão sem ocupação.

As duas mensagens fazem parte do programa Paraná Seguro, lançado pelo governador Beto Richa no último dia 16.

“São medidas que visam coibir o aumento indiscriminado da violência no nosso Estado. O governo tem atuado nas áreas essenciais para a população e o aumento do efetivo policial civil servirá para que a polícia esteja mais preparada para atender ao cidadão, e que os crimes, que venham a ser cometidos, sejam rapidamente solucionados”, disse Rossoni.

Sonia Maschke /Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul