Ambulância nova recém adquirida por intervenção do deputado Nereu Moura (PMDB) junto ao governo do Estado
Alex Sandro Rosa, chefe do setor de transportes da Semusa
O setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) é um dos mais eficientes da região, pois além de fazer o transporte intermunicipal de paciente, presta atendimento emergencial 24 horas à população.
Os atendimentos de transporte a quem necessita de tratamento fora consistem em viagens da ambulância à cidade de Guarapuava quatro vezes por semana. As viagens para Curitiba são diárias com o ônibus da Bitur e de duas a três vezes por semana com ambulâncias de maca e com o veículo Van com assento para 16 passageiros.
Para a cidade de Cascavel são feitas viagens diárias através da Assiscop e também três vezes por semana com a ambulância de maca. Em média são feitas três viagens de emergência por semana decorrentes da Central de Leitos, com vagas garantidas em UTIs.
Atendimento na cidade
Em média são 50 chamadas diárias de pacientes que necessitam pronto atendimento residencial por estarem passando mal ou até mesmo com consulta agendada nas unidades de saúde, quando o cidadão não tem condições de descolamento.
Para tratamento fisioterápico é disponibilizado três vezes por semana transporte para pacientes que fazem tratamento em clínicas da cidade. Nas terças e quintas-feiras atende-se pacientes acamados.
Outro serviço prestado é junto ao PSF das unidades de saúde com motorista à disposição e com escala diária de veículos que atendem essas unidades. O posto de saúde Celeste tem um veículo e um motorista à disposição toda a semana devido ao vários bairros existente na redondeza daquela unidade de saúde.
A Semusa também presta o serviço de deslocamento para pacientes que recebem alta dos hospitais e não tenham condições, bastando somente ligar ao telefone 192 (plantão) informando e o transporte até a residência é feito.
Atendimento emergencial
24 horas por dia existe o plantão das ambulâncias da Semusa que prestam atendimentos a diversas ocorrências, na maioria as de acidentes de trânsito; atualmente são oito motoristas altamente qualificados para atender qualquer situação de emergência. Os motoristas são: Osmar, Aldair, Francisco, Acácio, Altamiro, João, Pedro e Edegar. Os telefones para plantão e atendimento são o 192; (42) 3635-1030 / 3635-1244 / 3635-1902.
“Nos últimos anos mudou muito o transporte da saúde graças ao empenho e importância dada pelo secretário de saúde Valdemir Scarpari e do prefeito Berto Silva, com uma política diferenciada de atendimento ao cidadão”, comenta Alex Sandro Rosa, chefe do setor de transportes da Semusa.
Matéria: Jornalista Dennis Migliorini
Alex Sandro Rosa, chefe do setor de transportes da Semusa
O setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) é um dos mais eficientes da região, pois além de fazer o transporte intermunicipal de paciente, presta atendimento emergencial 24 horas à população.
Os atendimentos de transporte a quem necessita de tratamento fora consistem em viagens da ambulância à cidade de Guarapuava quatro vezes por semana. As viagens para Curitiba são diárias com o ônibus da Bitur e de duas a três vezes por semana com ambulâncias de maca e com o veículo Van com assento para 16 passageiros.
Para a cidade de Cascavel são feitas viagens diárias através da Assiscop e também três vezes por semana com a ambulância de maca. Em média são feitas três viagens de emergência por semana decorrentes da Central de Leitos, com vagas garantidas em UTIs.
Atendimento na cidade
Em média são 50 chamadas diárias de pacientes que necessitam pronto atendimento residencial por estarem passando mal ou até mesmo com consulta agendada nas unidades de saúde, quando o cidadão não tem condições de descolamento.
Para tratamento fisioterápico é disponibilizado três vezes por semana transporte para pacientes que fazem tratamento em clínicas da cidade. Nas terças e quintas-feiras atende-se pacientes acamados.
Outro serviço prestado é junto ao PSF das unidades de saúde com motorista à disposição e com escala diária de veículos que atendem essas unidades. O posto de saúde Celeste tem um veículo e um motorista à disposição toda a semana devido ao vários bairros existente na redondeza daquela unidade de saúde.
A Semusa também presta o serviço de deslocamento para pacientes que recebem alta dos hospitais e não tenham condições, bastando somente ligar ao telefone 192 (plantão) informando e o transporte até a residência é feito.
Atendimento emergencial
24 horas por dia existe o plantão das ambulâncias da Semusa que prestam atendimentos a diversas ocorrências, na maioria as de acidentes de trânsito; atualmente são oito motoristas altamente qualificados para atender qualquer situação de emergência. Os motoristas são: Osmar, Aldair, Francisco, Acácio, Altamiro, João, Pedro e Edegar. Os telefones para plantão e atendimento são o 192; (42) 3635-1030 / 3635-1244 / 3635-1902.
“Nos últimos anos mudou muito o transporte da saúde graças ao empenho e importância dada pelo secretário de saúde Valdemir Scarpari e do prefeito Berto Silva, com uma política diferenciada de atendimento ao cidadão”, comenta Alex Sandro Rosa, chefe do setor de transportes da Semusa.
Matéria: Jornalista Dennis Migliorini
Comentários