sexta-feira, junho 18, 2010

Alunos da escola Jardim Europa visitam assembléia legislativa do Pr





Na manhã de segunda-feira (14), alunos da escola municipal Jardim Europa, da 2ª etapa do Ciclo II, da professora Edinéia e a Classe Especial, da professora Vera, visitaram a Assembléia Legislativa do Paraná. Foram recepcionados pelos assessores do Deputado Valdir Rossoni.
Conheceram o Plenarinho, o Plenário, o Salão Nobre, o Gabinete do deputado e as demais dependências desta casa.
Os alunos após atividdaes em sala de aula sobre Educação Fiscal, que é o tema que eles estão desenvolvendo no projeto Jovens Governantes, levaram algumas perguntas para o deputado Valdir Rossoni.
Pergunta realizada pelo aluno Vinicius Kravetz :

Existe alguma proposta que tenha por objetivo o aprimoramento da consciência social do cidadão?


“Eu entendo consciência social como sendo quando todos conseguem coletivamente melhorar o lugar em que vivemos, por exemplo. Quando todos participam de alguma forma. E para despertar esse sentimento de que todos têm o seu papel, não desenvolvemos apenas uma ação, um projeto, mas vários. Cito mais um exemplo. Vários professores de várias partes do Estado tem se reunido para elaborar o plano de governo do PSDB em relação à Educação. Eles trazem sugestões de pais, alunos, deles mesmos, e assim esse projeto não será feito por políticos, mas por quem realmente conhece dificuldades, necessidades e o que deu certo até agora. É assim que eu trabalho pela consciência social. “

A aluna Kamile Farinhack também fez sua pergunta :

A tributação é de suma importância para a administração pública para o financiamento dos gastos governamentais. Como o cidadão pode fiscalizar tais recursos?

“Boa pergunta Kamile. O cidadão tem várias formas de fiscalizar, inclusive agora com a internet isso ficou ainda mais fácil. Mas a forma mais eficiente é participar mesmo. O eleitor tem todo o direito de acompanhar e questionar o trabalho desde a liderança do seu bairro, vereadores. É através desses e de outros representantes que você vai conseguir fiscalizar e se fazer ser ouvido.”

Vinicius Felipe pergunta:

A participação da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal?

“Isso mesmo Vinicius. Inclusive a participação popular na gestão pública é um dos direitos fundamentais da Constituição Federal. Um exemplo claro é o voto, depois
Temos audiências públicas, projetos de iniciativa popular e por aí vai. Por isso quanto mais as pessoas participarem, mais conhecerão seus direitos e deveres e exercerão seu papel de cidadão. “

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul