O advogado e poeta Gilmar Cardoso, membro do Centro de Letras do Paraná e da Academia Mourãoense de Letras está divulgando o serviço gratuito de Telegramática (tira dúvidas de Português) do Município de Curitiba. Este serviço é prestado por contato telefônico ou mediante resposta a formulário (em Serviço online) encaminhado via Portal da Educação (www.educação.pr.gov.br). Segundo Cardoso, através da Internet (via email) ou via celular ou aparelhos fixos; escolas, servidores, profissionais de diversas áreas e cidadãos em geral podem esclarecer suas dúvidas sobre a língua portuguesa com apenas um telefonema. Ligando para o número (41) 3218.24-25 ou encaminhando a dúvida para o endereço eletrônico do e-mail: telegramatica@sme.curitiba.pr.gov.br, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h; os interessados são atendidos por professores de Letras e especialistas do serviço de Telegramática da Prefeitura de Curitiba.
Gilmar Cardoso recorda que este sistema de solução de problemas linguísticos começou na cidade de Arkansas (EUA), em 1979, com o nome de Grammarphone. Em Curitiba, existente há 35 anos, mantido pela Secretaria da Educação de Curitiba, o Telegramática conta com uma equipe de profissionais da área que recebem ligações de diversas regiões do Brasil e até do exterior. “O serviço foi inaugurado em 1.º de fevereiro de 1985, fazendo parte da Secretaria de Governo, com atendimento telefônico (4 telefones na época). Ainda hoje, o setor conta com professores da Rede Municipal de Ensino concursados e licenciados em Letras (Língua Portuguesa). A TG (Telegramática) faz parte da Gerência de Apoio Gráfico da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba e é composta por 4 consultores ( Rosana Wippel, Anderson Evaristo, Rosângela Pereira e Adriana Rodrigues).
Gilmar Cardoso afirmou que a maioria das pessoas com quem comentou sobre essa prestação de serviços, alegou total desconhecimento sobre o tema, apesar do longo período do serviço e de números expressivos de atendimento divulgados pelo órgão criado para ajudar você quando tiver dúvidas sobre o uso adequado da língua portuguesa em situações de escrita ou oralidade, disse.
O advogado frisou ainda que os serviços on line podem se referir à grafia, etimologia de palavras, construção de frases, crase, quando usar vírgula e o hífen, além de outras tantas dúvidas muito comuns quanto ao emprego da boa gramática em situação de escrita e oralidade e, inclusive, o interessado não precisa se identificar.
A equipe recebe ligações de Curitiba e região metropolitana, de outros estados e até mesmo do exterior. “Embora o serviço esteja disponível numa página da internet, percebe-se que a maioria ainda prefere as ligações telefônicas”, disse Gilmar Cardoso.
As referências do trabalho dos atendentes estão em documentos, como o Acordo Ortográfico de 1990, tratado internacional firmado com o objetivo de unificar a ortografia para o português em todos os países que utilizam o idioma, e nas informações reunidas em livros de gramáticos renomados e dicionários nacionais sobre palavras, seus significados, expressões, etc.
O Telegramática, serviço da Prefeitura que tira dúvidas sobre o uso da língua portuguesa, completa 35 anos em 2020, com mais de 1,5 milhão de atendimentos, entre perguntas sobre ortografia, verbos, pontuação e acentuação.
Pesquisa contínua
O poeta Gilmar Cardoso ligou para o Telegramática, para saber mais sobre a prestação do serviço e obteve a informação de que os atendentes utilizam como fonte de pesquisa e informação para as consultas livros e dicionários de diversas áreas. Entre eles, alguns são específicos de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas; além de consultas contínuas às atualizações de conteúdo na Internet.
Segundo a equipe, a campeã de dúvidas é a crase, mas além dela questionamentos de regência, concordância, ortografia e pontuação estão entre as perguntas mais frequentes. Todo o trabalho dos atendentes resulta em relatórios estatísticos após o preenchimento de formulários de Informações Complementares à Estatística, os chamados ICE, afirmou.
A dúvida gramatical pode ser encaminhada por e-mail e as consultas não poderão exceder a 600 caracteres; e também podem ser tiradas suas dúvidas pelo telefone 3218-2425. O Telegramática foi criado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Telepar, estatal que respondia pelo serviço de telefonia no Paraná e que cedeu as linhas telefônicas. Apenas no primeiro ano, foram atendidas 9.642 consultas de 5.221 usuários.
TELEGRAMATICA - TG
O que é
Criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, serve para tirar dúvidas sobre o uso adequado do idioma e da gramática portuguesa, tanto na hora de escrever como de falar.
Como consultar
Equipe de consultores especializados presta os serviços pelo telefone (41) 3218-2425, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Também é possível solicitar pelo e-mail telegramatica@edu.curitiba.pr.gov.br.
Prazo
A consulta telefônica tem resposta imediata; a consulta via e-mail tem tempo diferenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário