terça-feira, setembro 29, 2020

Gilmar Cardoso recomenda a leitura da cartilha de orientação política da CNBB



O advogado Gilmar Cardoso, membro do Centro de Letras do Paraná e da Academia Mourãoense de Letras, afirma que a cartilha de orientação política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o título “Os cristãos e as eleições”, e como tema “A boa política está a serviço da vida e da paz”, é um importante subsídio destinado a eleitores e candidatos, grupos de reflexão, paróquias e comunidades, com o objetivo de contribuir para a formação de uma sadia consciência política, motivá-las à participação no processo político e fornecer critérios para orientá-las nas eleições municipais”, disse.

A Igreja Católica no Brasil lançou, recentemente, documento para auxiliar e orientar seus fieis sobre o pleito de 2020. Esta cartilha foi produzida pela Igreja do Paraná a pedido da Presidência da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil).

Elaborada por uma equipe de peritos em várias áreas do conhecimento, a cartilha visa contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo político em vista das eleições municipais de 2020.

A cartilha da CNBB contribui na preparação dos cristãos para o processo eleitoral. Com conteúdo dividido em três partes, o subsídio aborda temas relevantes da atualidade, como a cultura da polarização e as fake news, as mudanças na legislação eleitoral e a descrição das funções dos cargos em disputa. Possui linguagem de fácil compreensão com indicações básicas sobre o universo da política, a partir do olhar da Igreja Católica, que não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político, avalia o advogado Gilmar Cardoso.

Como cristão entendo que não se trata de apoio a partidos ou de recomendação do voto para determinados candidatos, o que é vetado pela lei eleitoral brasileira e pela própria lei da Igreja; mas que trata-se de orientações básicas sobre a organização política do Brasil, os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja a respeito da participação na vida política, os direitos e deveres de cidadãos e governantes e esclarecimentos sobre questões relativas às eleições municipais deste ano. Nas cartilhas disponibilizadas, também se indicam as qualidades de um bom político e o que se espera dele no cargo que pretende ocupar”, explicou o advogado.

As orientações dos bispos também reforçam o chamado aos cristãos leigos e leigas para participarem ativamente da vida pública e colocarem-se a serviço nos processos políticos. “Em particular, cada católico, como cidadão, tem esse direito e dever, que não lhe pode ser negado pelo fato de praticar e seguir uma fé religiosa. Ele deve ser um sujeito político consciente e interessado na promoção do bem da cidade, escolhendo candidatos idôneos e competentes para o exercício dos diversos cargos políticos”, destaca Gilmar Cardoso.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul