quinta-feira, setembro 17, 2020

Transferências de alunos de escolas particulares para rede pública sobem 88,2% no Paraná


 A migração de alunos da rede privada para a rede pública de ensino não para de crescer em Curitiba e no Paraná desde o início da pandemia. Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEED), em 19 de maio, 7000 estudantes tinham sido transferidos de escolas particulares para a rede estadual. Dados atualizados nesta quarta (16) mostram que o número subiu para 13.179, um aumento de 88,2%. No caso da rede municipal de ensino em Curitiba, proporcionalmente, o número de transferência de alunos de escolas particulares foi maior ainda: passou de 437 alunos, em 21 de maio, para 3.078, de acordo com dados desta quarta (16)- um aumento de 604%.

Entre os motivos, alegados pelos pais ouvidos pela reportagem do Bem Paraná, estão o desemprego, a crise financeira, mas também a qualidade de ensino online oferecido pelas escolas particulares durante a pandemia.  M.A.J, 45, assessor comercial, não quis se identificar para que os filhos não sofram buyling nas redes sociais, mas ele transferiu os três filhos, de 15, 12 e 8 anos de um colégio particular para escolas públicas em julho. M.A.J perdeu o emprego em maio por causa da pandemia, mas conseguiu alguns trabalhos temporários: "No começo, a nossa prioridade era deixar os meninos em colégio particular. Cortamos vários outros gastos para isso. Mas no decorrer dos dias, começamos a perceber que o ensino online estava deixando muito a desejar e mudamos as prioridades", contou ele. Questionado sobre o futuro, M.A.J, diz que vai aguardar a crise da pandemia teminar:"Enquanto tudo continuar incerto, deixaremos assim. Estamos guardando o dinheiro na poupança para repor o que gastei quando estava sem nenhum trabalho. É um período de crise".  A empreendedora Margareth Souza, 29 anos, transferiu a filha de 7 anos para uma escola pública e cancelou a matrícula do outro filho de 2 anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) em agosto: "Tentei manter até por pensar na manutenção dos empregos nas escolas, mas não tive mais mais condições financeiras. Ano que vem a gente revê toda a situação. A adaptação foi mais tranquila do que eu imaginava, afinal já estava longe dos coleguinhs mesmo". 

Rede Estadual tem ferramenta online para transferência

Para facilitar o acesso aos pais de alunos de escolas particulares, a SEED criou uma ferramenta on-line que permite antecipar os processos de matrículas. De acordo com a Diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, a intenção é tornar mais prático o sistema de matrículas, em tempo de isolamento social, sem a necessidade de o pai ou responsável se dirigir fisicamente à escola. “Para administrar melhor essa demanda, produzimos páginas de acesso por núcleos regionais, para otimizar esse atendimento, mantendo as orientações de saúde e isolamento social”, explica Adriana.

Anteriormente, o pai que tinha interesse em transferir o filho tinha que ir até à escola de seu interesse. Agora o responsável deve acessar o formulário destinado à sua região. Veja a lista AQUI. A Seed reforça aos pais que, para acessar aos formulários e fazer o requerimento de matrícula, é necessário estar logado em seu Gmail. Ao acessar o link da sua região, serão pedidas informações sobre o aluno (idade, se é uma pessoa com deficiência ou se tem problemas com aprendizado, a série, entre outros). Também serão coletados os dados dos pais e responsáveis e o bairro onde vive o aluno. Conforme for avançando, serão abertos campos para anexar comprovante de endereço, o documento do aluno (carteira de identidade ou certidão de nascimento). Também serão solicitados documentos do responsável, além de histórico escolar e carteira de vacinação.

De acordo com Adriana, a medida visa a evitar que pessoas se aglomerem nas escolas e disseminem o Covid-19 ou contraiam o vírus. “Quando o pai quiser matricular seu filho nos colégios da rede estadual, basta acessar o link referente ao seu núcleo, e um técnico entrará em contato por e-mail indicando a escola para efetivar a matrícula”, explica. De posse da declaração de vaga que será enviada por e-mail ao responsável, o pai deverá solicitar a transferência da escola onde o estudante estava matriculado e efetivar a matrícula na escola indicada pelo NRE.

Confira quais documentos são necessários para fazer a matrícula na rede estadual:
- Certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
- Comprovante de endereço
- Carteira de identidade e CPF do Responsável legal;
- Histórico escolar

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul