terça-feira, setembro 22, 2020

Paraguai aprova protocolo para abertura gradual da fronteira



O governo do Paraguai aprovou o protocolo de abertura gradativa da fronteira com o Brasil, sob estrito controle sanitário. O assunto ainda vai ser discutido nesta terça-feira (22) com os comerciantes e autoridades de Cidade do Leste. 

Para a reabertura da Ponte da Amizade é necessário ainda que os presidentes do Paraguai e do Brasil entrem em acordo.

Em uma entrevista realizada na segunda-feira (21), no Palácio do Governo, o ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, anunciou que o presidente do Paraguai aprovou o protocolo elaborado para a abertura gradativa da fronteira com o Brasil.

“A abertura do turismo de compras e também a reativação econômica do Alto Paraná, podem ser possíveis devido à situação epidemiológica da região fronteiriça, onde Cidade do Leste e Foz do Iguaçu vivem momentos parecidos”, explicou o ministro.

Por sua vez, o chanceler nacional, Antonio Rivas Palacios, esclareceu que a abertura ocorrerá assim que os dois presidentes chegarem a um acordo sobre as ações a serem tomadas a esse respeito.

Por sua vez, o diretor das Migrações, Ángeles Arriola, disse que esta terça-feira será realizado um encontro com autoridades e membros das câmaras de comércio onde as determinações do Governo serão apresentadas.

Na ocasião, também está prevista a adequação dos detalhes do cordão sanitário que será implantado para evitar a propagação do vírus na região. O ministro Mazzoleni garantiu que o comprometimento das autoridades locais será fundamental para que a operação funcione, com a aplicação do protocolo sanitário.

Ele confirmou que a prioridade do Executivo é que a abertura seja feita de forma responsável, ordenada e segura.


“A adesão aos protocolos nos centros comerciais será fundamental”, afirmou Mazzoleni.

As autoridades confirmaram que a ideia é que o mesmo protocolo seja replicado nas cidades fronteiriças de Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero.

Mesa Técnica Interinstitucional de Trabalho – O governador do Alto Paraná, Roberto González Vaesken, vai presidir nesta terça-feira (22), a Mesa Técnica Interinstitucional de Trabalho para a reabertura da Ponte da Amizade.

O encontro deverá reunir o Ministro do Interior, Euclides Acevedo; o Diretor Geral de Migrações, Ángeles Arriola; a Diretora Geral de Promoção da Saúde, Adriana Amarilla; o prefeito do Cidade do Leste, Miguel Prieto; autoridades regionais, representantes de Câmaras de Comércio e associações de trabalhadores e da sociedade civil.

A reunião começará às 11h (horário brasileiro), no salão de eventos do Governo do Alto Paraná e ao final, será realizada uma coletiva de imprensa está marcada para o final.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul